VIVER BEM: Com Renata Machado e Daniela Silva



Os Perigos da Fritura

Modernamente, alimentos encharcados em óleo (frituras), substituiu as ahortaliças, frutas e cereais in natura. Sabendo que óleo vegetal fervente altera as características químicas e orgânicas do alimento em fritura, por que ele próprio sofre mudanças químicas se tornando verdadeira bomba dietética.

Pela ação do calor os componentes constantes de óleos e gorduras são desmembrados em glicerol e ácidos graxos. O glicerol com o calor, provoca a desidratação da molécula, formando uma substância chamada acroleína que é potencialmente cancerígena. Ela destrói as fibras elásticas das artérias e irrita as mucosas gastrointestinal e nasal.

As maiores vítimas da acroleína são as artérias cujas fibras elásticas destruídas acarretam a degeneração e envelhecimento precoce. Sabendo que artérias funcionam como um segundo coração, impulsionando o sangue por meio de sua elasticidade, vai diminuindo imperceptivelmente sua capacidade e todo o organismo sofre as conseqüências, reduzindo o tempo de vida.

A acroleína é responsável também pela aceleração do envelhecimento e enrugamento da pele. O óleo reutilizado que é aquecido tem efeitos ainda piores sobre o organismo. Está comprovado que o consumo de gorduras, carne vermelha e laticínio está muito relacionado com o surgimento de câncer de próstata, intestino e mama. O estilo de vida é fator preponderante na incidência de cânceres, segunda causa de morte no mundo.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon