Prisão de Ventre na Mulher

Com Paula Nogueira


Quem nunca experimentou a horrível sensação da prisão de ventre? Saibam que muitas mulheres convivem com ela há muito tempo e por causa disto acham até natural. Pois saibam que não é! A função intestinal é primordial para saúde. Muitos sintomas como irritabilidade, agitação, insônia, TPM, indisposição, cansaço, hemorróidas, fissuras anais, infecções urinárias, diverticuloses e até câncer intestinal entre outras podem estar associadas a ela.

Para que não haja constipação não são só os intestinos que precisam funcionar bem. Todo o sistema digestivo está envolvido. Desde a mastigação com a mistura da saliva, o estômago, o pâncreas, o fígado, a vesícula biliar com suas secreções próprias. Se não houver digestão adequada, não pode haver excreção adequada. Para que isto ocorra todo o nosso corpo participa. O fluxo sanguíneo é mobilizado, os impulsos nervosos são transmitidos e coordenados pelo cérebro. Precisamos lembrar que o corpo é uma unidade e não um monte de peças independentes, não é mesmo?

Os antigos médicos de sistemas milenares como a Medicina Tradicional Chinesa, tinham no funcionamento intestinal o seu foco primeiro de atenção, pois sabiam que o seu mau funcionamento é fonte de inúmeras doenças.

Se o seu filho é constipado e tem crises alérgicas, rinites, sinusites, asma, urticárias e eczemas, procure melhorar a função intestinal dele e você verá os sintomas desaparecerem ou melhorarem substancialmente. O mesmo vale para você.

Dicas corriqueiras ainda valem ser repetidas:

Consuma mais água. Ela é fundamental para a hidratação do corpo e também do intestino. Há pessoas que são constipadas unicamente porque não consomem água. Não beba tudo de uma vez só, para acabar com a sua cota diária de consumo. Comece aos poucos e vá aumentando gradativamente e a evite água durante as refeições. Um copo de água morna pela manhã pode ajudar bastante.

Faça exercícios físicos. Eles aceleram o metabolismo, melhorando a função de todos os sistemas orgânicos, da musculatura abdominal, que "massageia" os órgãos internos. Não exagere nos exercícios, comece gradualmente e vá aumentando. Sempre com orientação, ok?

Consuma alimentos que ajudam a digestão e são naturalmente laxantes. Os alimentos ricos em fibras como as frutas, verduras e legumes devem ser sempre preferidos e adicionados à alimentação. Considero o mamão um excelente desintoxicante. A ameixa preta também é muito boa, além do abacate. A semente de linhaça e o gergelim (amarelo e preto) são boas adições a um iogurte, por exemplo. O uso de óleos saudáveis como o Azeite de Oliva (sempre extra-virgem), é boa opção.

Evite alimentos constipantes. Aqui eu acho que aqui começa o grande diferencial. Nós sempre falamos dos alimentos laxantes, mas esquecemos de evitar os constipantes. Aqui vão alguns exemplos: carnes, laticínios, massas refinadas, açúcar, farinha branca, café e refrigerantes. Tenho observado também, que não é toda a pessoa que se adequa ao farelo de trigo e a aveia. Em algumas pessoas há piora da função. Devemos respeitar a individualidade. Estejam sempre atentas.

Acorde mais cedo. Difícil para algumas mulheres. A função intestinal é melhor pela manhã, segundo a Medicina Tradicional Chinesa. Quando acordamos mais cedo estamos mais aptos a educar a função intestinal, além de contribuirmos com o movimento natural dos órgãos.

Serviço:
Dr. Luiz Felipe D. Guimarães é médico homeopata, especialista em clínica médica, membro da Federação Brasileira de Homeopatia. Possui especializações nas áreas de terapia ortomolecular, acupuntura e fitoterapia.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon