Riscos da obesidade durante a gravidez para a mãe e o bebê

MARIA HELENA FIGUEREDO
do UNIVERSO FEMININO, em GOIÂNIA, (GO)


Para as mulheres obesas existem riscos adicionais como aumento do risco de anomalias congênitas, aborto espontâneo ou defeitos de nascimento que afetam o sistema nervoso, sistema cardiovascular e músculo-esquelético da mulher.

Foto: Reprodução / Getty Images

Durante a gravidez é natural e normal ganhar um pouco de peso. Porém é importante controlar o peso durante a gravidez já que a obesidade tem riscos para a mãe e o bebê. 

O UNIVERSO FEMININO ouviu especialistas sobre o assunto. Segundo especialistas, a obesidade durante a gravidez aumenta os riscos de diabetes gestacional, aumenta o risco de se desenvolver pré-eclâmpsia, que segundo especialistas é uma condição que relacionada aos órgãos que pode ter consequências graves para a saúde.

De acordo com especialistas, para as mulheres obesas existem riscos adicionais como aumento do risco de anomalias congênitas, aborto espontâneo ou defeitos de nascimento que afetam o sistema nervoso, sistema cardiovascular e músculo-esquelético da mulher.

Para os bebês, segundo especialistas, mulheres obesas grávidas pode afetar o crescimento do útero, causando macrossomia, uma condição na qual o bebê cresce muito grande no útero e pode causar complicações no parto para a mãe e para o bebê. Caso a mãe desenvolva diabetes gestacional a criança tem o risco de desenvolver hipoglicemia, baixo açúcar no sangue ou icterícia.

Os especialistas explicam que durante o crescimento as crianças tem riscos de desenvolver doenças cardiovasculares e diabetes.


Recomendação

A recomendação dos especialistas é perda da peso antes da gravidez. Os especialistas recomendam uma dieta saudável e equilibrada de cerca de 2.200 calorias. Na gravidez, os exercícios são recomendados. Especialistas aconselham aproximadamente 30 minutos de exercícios de intensidade moderada durante a gravidez. É recomendado consultar o obstetra e ginecologista para saber o tipo de exercício adequado.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon