Gastrite: Remédios naturais que são capazes de combater a gastrite

MARIA HELENA FIGUEREDO
do UNIVERSO FEMININO, em SÃO PAULO, (SP)




Muitas pessoas sofrem com a gastrite, um problema em que o revestimento do estômago é inchado ou inflamado e pode ser causada pelo consumo de certas drogas, álcool ou uma infecção do estômago.

A gastrite causa queimação após as refeições, dores abdominais, enjoos, e náuseas. Segundo especialistas, o estômago é semelhante a uma bolsa que recebe todo o alimento ingerido.  O estômago é forrado por uma mucosa, uma camada rosada, que segundo especialistas, é parecida com a que temos na boca. A gastrite provoca a inflamação dessa mucosa que reveste as paredes interna do estômago.

Segundo especialistas, existe a gastrite aguda, causada na maioria dos casos pelo estresse, a gastrite crônica causada pelo consumo excessivo de álcool, por uso prolongado de medicamentos anti-inflamatórios, pela bactéria Helicobacter pylori, esta bactéria se instala em ambientes ácidos como o estômago, ela é transmitida através de alimentos crus, e saliva, a bactéria ainda pode causar úlcera.


Remédios naturais

Licorice: alcaçuz ou regaliz pertence a família das leguminosas. Através de suas poderosas raízes se extrai um xarope usado em confeitaria, medicamentos, e cerveja. Pesquisadores da Universidade de Nanjing, na China, descobriram que a planta é 50 vezes mais eficaz do que muitos antibióticos para combater a bactéria H. pylori.

Gengibre: Especialistas recomendam o suco de gengibre fresco para o combate a gastrite. Para o maior alívio da gastrite, prepare o suco com um pedaço de gengibre fresco, duas cenouras, quatro talos de salsão (aipo), e um pedaço de maçã. 

Ginseng americano: esta planta é muito usada para combater as infecções. A planta ainda é capaz de combater a má digestão, combate também a perda de apetite, vômitos, inflamação do cólon (colite), e inflamação do revestimento do estômago (gastrite).

Água com Limão: é recomendado tomar a água quente com limão. Quando o estômago recebe o sinal de que o aumento da acidez e não consegue produzir sucos digestivos que causam azia e dor abdominal. O limão ainda é capaz de combater e curar úlceras locais.

Linhaça e Cevada: a linhaça alivia os sintomas da gastrite. Despeje uma colher de sopa de linhaça em um copo com água e deixe repousar por 12 horas. Em seguida, coe e beba. Você também pode substituir a linhaça por cevada.


Alimentos aliados e que devem ser evitados

Alimentos aliados para quem sofre de gastrite:

- Ovo

- Mamão
- Batata
- Brócolis
- Gelatina
- Pão integral
- Iogurte
- Água de coco
- Sucos naturais diluídos em água

Alimentos que devem ser evitados:

- Alho
- Doces
- Limão
- Queijo
- Fritura
- Abacaxi
- Laranja
- Pimenta
- Adoçante
- Ketchup
- Mostarda
- Chocolate
- Embutidos
- Churrasco
- Temperos fortes
- Molho de tomate.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon