Como cuidar dos cabelos em tempos frios

LUCIANA MELLO DE SOUZA
do UNIVERSO FEMININO, em UBERLÂNDIA, (MG)

Tempos de frio afeta a pele, lábios, e causa até mudanças no humor. O cabelo é um dos mais atingidos em tempos de inverno. 

Tempos de frio afeta a pele, lábios, e causa até mudanças no humor. O cabelo é um dos mais atingidos em tempos de inverno. Os cabelos secos, ou de baixa densidade são os principais afetados pelo frio. Segundo especialistas, o frio tem um efeito vasoconstritor que danifica o couro cabeludo.

Segundo especialistas ouvidos pelo UNIVERSO FEMININO uma das principais medidas para manter os cabelos livre dos 'ataques' do inverno é beber água no cotidiano, a água ajuda a manter o couro cabeludo hidratado. Outra recomendação é evitar contato com a água quente, banhos quentes podem enfraquecer o cabelo, deixando frágil e desidratado. Lave sempre os cabelos com água morna.

Use um shampoo nutritivo, hidratantes para cabelos combinado com uma mascara, ou um condicionador. Prefira cosméticos que vão ajudar a devolver o brilho dos cabelos. Os óleos para os cabelos também devem ser indispensáveis durante o inverno. Aplique os óleos meia hora antes de lavar os cabelos, aplique quantidades generosas, assim você estará evitando a desidratação de seus cabelos. Evite o uso do secador de cabelo e chapinhas, o uso de secadores e chapinhas podem prejudicar a raiz dos cabelos, causando a queda dos cabelos. 

Segundo o estilista Reginaldo Rodrigues, os secadores ideais para o uso do cotidiano são secadores iônicos com placas e ferramentas cerâmicas. "Esses secadores não são tão agressivos para a saúde dos cabelos.", explica.

Prefira perfumes para os cabelos que contenham hidratantes, protegem contra temperaturas extremas. Na hora de lavar os cabelos enxugue bem, evite sair com os cabelos molhados, a baixa temperatura absorve a umidade e facilmente congela, o que causa a quebra das fibras de cabelo.

Como no calor, se possível use uma proteção para os cabelos, gorros, toucas, ou bonés.

Foto: Getty Images

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon