Brinquedos de plástico podem abrigar vírus desagradável

MARCELA ASSAD
do UNIVERSO FEMININO, em SÃO PAULO, (SP)

Brinquedos de plástico podem abrigar vírus que sobrevivem até por 24 horas, revela estudo.

Brinquedos de plástico podem abrigar vírus desagradáveis por horas, segundo uma pesquisa. De acordo com a pesquisa, os brinquedos de plástico podem aumentar o risco de infecção em crianças. Os chamados 'vírus envelopados', que segundo especialistas possuem um 'escudo protetor' podem sobreviver até 24 horas nos brinquedos de plástico.

Os pesquisadores usaram um vírus chamado bacteriófago, inofensivo para os seres humanos para fazer a pesquisa. Segundo os pesquisadores, o vírus usado tem como objetivo substituir outros tipos de vírus, inclusive vírus semelhante a causas comuns da infecção viral, tais como o vírus da gripe.

Segundo os pesquisadores, a sobrevivência viral foi significativamente menor na baixa umidade -aproximadamente duas horas-, em alta umidade a sobrevivência do vírus foi de 24 horas.

Os pesquisadores chamam a atenção para brinquedos compartilhados em escolas, hospitais e creches. Para os pesquisadores esses brinquedos foram auxiliam na propagação da infecção durante os surtos.

Especialistas ouvidos pelo UNIVERSO FEMININO sobre o estudo aconselham aos pais a manter sempre a higiene das mãos das crianças antes das refeições, ou antes de comer qualquer alimento. Segundo os especialistas, os pais devem sempre higienizar os brinquedos das crianças.

O estudo foi feito por pesquisadores da Universidade Estadual da Geórgia, Atlanta, nos Estados Unidos. 

Foto: Getty Images

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon