Um em cada cinco brasileiros estão obesos, a maioria é Mulher

MARIA HELENA FIGUEREDO
do UNIVERSO FEMININO, direto de BRASÍLIA, (DF)

Uma em cada quatro mulheres brasileiras estão obesas, diz pesquisa.
Foto: Getty

Um em cada cinco brasileiros esta obeso e a maioria são mulheres, segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), divulgados pelo Ministério da Saúde, e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  De acordo com o estudo, há uma tendencia de crescimento para a obesidade masculina e feminina, com a das mulheres crescendo numa velocidade maior que a dos homens. A Pesquisa Nacional de Saúde pesou e mediu a circunferência da cintura dos entrevistados e os dados demonstram que 56,9% dos brasileiros com 18 anos ou mais estão acima do peso, 82 milhões de pessoas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), O índice é superior ao calculado em 2003 que registrou 42%.

Segundo a pesquisa, uma das preocupações é a massa de gordura abdominal, mais da metade das mulheres 52,1% apresentaram prevalência superior de obesidade abdominal,  com cintura acima de 88 cm, segundo parâmetros da Organização Mundial de Saúde. Segundo a pesquisa, os homens esta com o índice menor, 21,8% têm a cintura acima de 102 cm, o que aponta circunferência aumentada no caso masculino. As mulheres também foi o que registrou maior índice de obesidade. Uma em cada quatro mulheres brasileiras estão obesas.

O excesso de peso e obesidade são fatores de riscos para doenças do coração e outros problemas crônicos. "O excesso de peso é um problema grave, porque é um fator de risco para doenças do coração e outros problemas crônicos.", disse o ministro da Saúde, Arthur Chioro. 


As doenças cronicas não transmissíveis foram responsáveis por 74% dos óbitos no Brasil no ano de 2012. 

A pressão arterial atinge mais o público masculino, o estudo mediu a pressão dos entrevistados, e apontou que 22% dos brasileiros têm pressão arterial elevada. 25,3% Dos homens, e 19,5% das mulheres têm pressão arterial elevada. A hipertensão é uma das principais causas de morbidade cardiovascular e fator de risco para complicação de AVC, acidente vascular cerebral. A doença causa 7,5 milhões de mortes no mundo, equivalente a 12,8% do total. 


Prevenção


Especialistas recomendam evitar o consumo de produtos com alto teor de açúcar e gordura. "A alimentação deve ser equilibrada e variada, contendo alimentos que forneçam quantidades suficientes de nutrientes que o organismo necessita.", explica o médico Dr. Francisco Bravim.

Mastigue Bem: mastigue bem os alimentos, se alimente devagar.

Alimentos Saudáveis: inclua frutas, verduras, e legumes em sua alimentação. Se estiver fora de casa, procure manter a alimentação saudável.

Carnes: de preferência para carnes mais magras, e leites magros.

Álcool: consuma bebidas alcoólicas com moderação. Açúcar, doces, sal, também devem ser consumidos com moderação.

Temperos: evite temperos industrializados, e de preferência a temperos naturais, cebola, alho, orégano, ou cheiro verde.

Óleo: escolha óleos vegetais como: girassol, milho, canola, soja, azeite de oliva.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon