Entenda melhor sobre a Cólica Menstrual


do PUC, em Goiânia, (GO)

A Dismenorréia, popularmente conhecida como Cólica Menstrual, atinge 50% das mulheres no Brasil. Na maioria dos casos, a Cólica aparece incômoda, e de acordo com as entrevistadas, ouve casos em que precisou de receber os primeiros socorros médicos. "A cólica foi muito forte que meu marido precisou correr comigo para o Hospital. Achamos que fosse algo grave.", afirma Maria Aparecida Dias, funcionária pública de 49 anos.

"Menstruação dolorosa, cólica menstrual ou dismenorréia é de baixo ventre que ocorre antes ou durante o período menstrual, de modo cíclico. Menstruação dolorosa que impede as atividades normais ou necessita de medicação específica.", afirma o médico ginecologista e obstetra, Dr. Christian Ferraz. Segundo o especialista, a dismenorréia primária é a menstruação dolorosa na ausência de lesões nos órgãos pélvicos. 


Geralmente, acompanha os ciclos menstruais normais e ocorre logo após as primeiras menstruações, cessando ou diminuindo de intensidade em torno dos 20 e poucos anos ou com a gravidez. É devida ao aumento da produção de algumas substâncias pelo útero chamadas de prostaglandinas, que promovem contrações uterinas dolorosas. Ainda segundo o especialista, A dismenorréia secundária está associada a alterações do sistema reprodutivo, como endometriose, miomas uterinos, infecção pélvica, anormalidades congênitas da anatomia do útero ou da vagina, uso de DIU (dispositivo intra-uterino) como método anticoncepcional, entre outras. Comumente ocorre após dois anos da menarca (primeira menstruação).

Sintomas

- Cólica
- Desconforto
- Sensação de Peso no ventre e nas costas
- Sensação de mal estar
- Diarréia
- Dor de cabeça
- Vômitos

De acordo com especialistas, o tratamento da Cólica é a base de anti-inflamatórios, que bloqueiam a dor. De acordo com o especialista, Dr. Christian Ferraz,  e importante que esses medicamentos sejam tomados logo ao primeiro sinal de menstruação ou dor (o que vier primeiro), para evitar a formação aumentada das prostaglandinas. De acordo com o especialista, alguns grupos de anti-inflamatórios podem atacar o estômago e intestinos, mas já existem grupos desse tipo de medicamento em que esse efeito é minimizado. 

É ideal uma alimentação mais cuidadosa, evitando a gordura animal, laticínios, e os ovos. Aposte na alimentação saudável, dando prioridade aos vegetais, sementes de nozes, e legumes. Exercícios físicos regularmente também é recomendado por especialistas.

Alivio Melhor

- Banho Morno
- Massagens relaxantes e suavemente auxilia no alivio da dor.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon