Pernas pesadas, dores, pode ser sinal de Alerta


do UNIVERSO FEMININO


DOR NAS PERNAS, INCHAÇO, PODE SER SINAL DE DOENÇA VENOSA CRÔNICA.


As conhecidas varizes e os derrames são a consequência mais evidente da existência de doença venosa crônica. Os “sinais de alerta” precoces são a sensação de pernas pesadas, o inchaço, a dor e, muitas vezes, as cãibras noturnas.


Estes sintomas podem ser agravados pelos fatores: idade (a partir dos 40), gravidez, uso da pílula, obesidade,  tabagismo, estar de pé ou sentada muito tempo. Esta doença pode ser de origem hereditária, e deve ser tido em conta um diagnóstico dos antecedentes pessoais e familiares.


A Doença Venosa é crônica, defindo como a dilatação das veias e consequente deformação, devido à estagnação do sangue, e traduz na má circulação dos vasos sanguíneos no percurso entre os membros inferiores e o coração.  O sangue fica estagnado nas veias, sendo que a má circulação afeta a zona capilar da pele, promovendo o aparecimento de derrames.


Acarreta desconfortos a nível das pernas, designadamente dores nos tornozelos e pernas, que se traduzem em dificuldade em dormir e dificuldade em efetuar as tarefas/atividades cotidianas, como subir escadas, ajoelhar, caminhar depressa, entre outras.


Com a contínua dilatação das veias, surgem as varizes. As conhecidas varizes e os derrames são a consequência mais evidente da existência de doença venosa crônica. Os “sinais de alerta” precoces são a sensação de pernas pesadas, o inchaço, a dor e, muitas vezes, as cãibras noturnas.


Com a evolução da doença aparecem complicações graves como alterações cutâneas e a úlcera de perna. O excesso de peso (muitas vezes provocado pelo sedentarismo), o tabaco, o álcool, a idade, o stress físico e psíquico, a hipertensão arterial, a gravidez, os contracetivos orais, entre outros, são os principais fatores de risco para o agravamento da doença venosa.


Tratamento


As válvulas venosas defeituosas das varizes não podem ser substituídas ou consertadas. O refluxo superficial venoso pode ser reparado através da remoção cirúrgica (escleroterapia) das varizes. No entanto, a doença venosa crônica devido à insuficiência venosa profunda – como na síndrome pós-trombótica – não tem cura. 


A doença venosa crônica evolui com o passar do tempo, e o tratamento consiste em métodos que ajudam a reduzir a "hiperpressão venosa ambulatorial". 


Os flebologistas – médicos especializados em doenças veno-linfáticas – concordam que as meias medicinais de compressão.


Fatores de Risco


Idade 
Obesidade 
Gravidez 
Muito tempo em pé e/ou sentada 
Contracetivos orais 
Tabaco 
Falta de exercício físico 
Predisposição genética 
Dieta pobre em fibras 
Uso de roupas apertadas 
Ambientes quentes


Recomendações 


Faça exercício regularmente (caminhada, ciclismo, natação)


Use sapatos apropriados (salto de 3 a 4 cm de altura)


Evite roupas apertadas que podem interferir com a circulação venosa normal


Consulte o seu médico regularmente e siga as suas indicações.


Casos:









Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon