Os malefícios da Obesidade


do UNIVERSO FEMININO


CONHEÇA OS MALEFÍCIOS DA OBESIDADE.


Ser obeso pode ter sérias consequências a saúde, no passado, ser 'Gordinha' de mais era muita Saúde, atualmente ser gordinha de mais para a medicina atual é sinal de alerta. Segundo a Organização Mundial de Saúde,  forma mais correta para avaliação do peso corporal em adultos é o IMC (índice de massa corporal). O índice é calculado dividindo-se o peso do paciente em quilogramas (Kg) pela sua altura em metros elevada ao quadrado (quadrado de sua altura). 


Segundo um estudo recente da OMS (Organização Mundial de Saúde), 300 milhões de pessoas são obesas ou estão acima do peso ideal. Um número assustador, pois equivale a quase duas vezes a população do Brasil. O local que mais concentra obesos no globo é Nauru, uma pequena ilha localizada no Oceano Pacífico, com cerca de 80% de seus habitantes acima do peso. Outros países que sofrem ultimamente com a obesidade são os Estados Unidos e o Brasil. Uma pessoa obesa sofre diversos problemas sociais e de saúde. Muitas vezes os obesos são vítimas de preconceito e de piadas ofensivas, que podem acarretar em problemas emocionais, como a depressão, por exemplo. Na parte física, além da gordura em excesso, a obesidade pode causar diabetes, apnéia durante o sono, câncer, hepatite, osteoporose, doenças cardiovasculares e diversos problemas cardíacos.


OS MALEFÍCIOS DA OBESIDADE


Artrose




Doença articular que pode provocar incapacidade física. O mal caracteriza-se pela perda progressiva da cartilagem das juntas, por uma maior densidade óssea justaposta a essa cartilagem e por uma proliferação de osso nas margens articulares, os osteófitos ou "bicos de papagaio".


Hipertensão




A conhecida "pressão alta" é a elevação da pressão arterial para índices acima dos valores considerados normais (140/90mHg). Pode causar lesões em diferentes órgãos do corpo humano, tais como cérebro, coração, rins e olhos.


Diabetes




Distúrbio que se caracteriza por altas taxas de açúcar no sangue e que prejudica todo o metabolismo do corpo humano. É causado pela falta de um hormônio chamado insulina, que é produzido pelo pâncreas. Sem o controle adequado da dieta e da administração de insulina ao paciente, pode produzir problemas graves de saúde, como o infarto do coração, derrame cerebral, cegueira, insuficiência renal, amputações, entre outros.


Obesidade mórbida




O maior perigo da obesidade descontrolada é o avanço até a obesidade mórbida. Esse tipo de gordura acompanha uma série de males como doenças coronarianas, hiperlipemias (gordura no sangue), arteriosclerose , acidente vascular cerebral (derrames), varizes, tromboses venosas, embolia pulmonar, e até mesmo câncer. Um obeso mórbido tem até dez vezes mais chances de morrer em relação ao indivíduo normal e sua expectativa de vida diminui em 20%.


Seja para se enquadrar na estética ou para melhorar a qualidade de vida, as pessoas que percebem que estão acima do peso devem procurar ajuda médica e traçar um programa de alimentação adequado, auxiliada por um nutricionista. Afinal, se a beleza não conta, a saúde é fundamental.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon