Menopausa: As emoções

Helena Lima



As emoções da menopausa, Uma das fases da nossa vida.



A menopausa pode variar nos seus efeitos e na sua intensidade, dependendo das condições gerais de saúde da pessoa envolvida, da idade, do seu estado mental e, claro, da velocidade das alterações hormonais.

O aumento de peso é frequente embora, claro, com alguns cuidados dietéticos e exercício físico possa ser controlado. Por outro lado, a irritabilidade, humor depressivo e instabilidade emocional são consequências igualmente frequentes.

Há a considerar, por um lado, as mudanças fisiológicas em si, que são ricas em consequências, e, por outro, os efeitos psicológicos. Para algumas mulheres, a ideia de deixarem de ser férteis pode ser encarada como sinônimo de envelhecimento enquanto, para outras, assinala maturidade, maior liberdade sexual ou uma nova etapa de vida.

Além disso, os sintomas físicos em si também podem ter impacto psicológico variável consoante as características de cada pessoa.

As terapias de substituição hormonal têm demonstrado bons resultados (recorrendo a fitoestrogêneos) e podem ser indicadas, dependendo da opinião médica. Julgo que é muito importante um misto de assistência médica e psicológica.

Por exemplo, é importante perceber que, após a menopausa, há muito tempo para uma vida social, laboral, afetiva, sexual e espiritual agradável, produtiva e bem sucedida e que, mesmo quando já se aproxima a velhice, é possível envelhecer majestosamente.

Sabia que...

Quando uma mulher regista, durante mais de 12 meses, a ausência de menstruação, confirma que atingiu a menopausa.

A idade mais comum para o início desta fase ronda os 50 anos mas, em alguns casos, pode surgir antes dos 40 anos, sendo considerada uma menopausa precoce.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon