Cuidando das mãos

Paula Nogueira



Saiba como cuidar das suas mãos.



Se é daquelas pessoas que dedica todo o seu tempo e cuidado ao rosto, tenha atenção!

Existem outras partes do corpo que também denunciam o passar dos anos sem dó nem piedade.

As mãos fazem parte dos grandes esquecidos. Aqui encontra truques para aprender a tratar delas.

O que se passa com as nossas mãos?

As mãos estão expostas a inúmeros fatores que as debilitam, desidratam e envelhecem. O frio é um desses casos pois diminui a atividade enzimática da pele e a secreção acabando por degenerar numa constituição defeituosa da camada hidrolipídica protetora. Outro aspecto que em nada beneficia as mãos é o clima seco, calefacção ou ar condicionado, pois provocam uma evaporação de água, afectando a hidratação das mãos.

Já as radiações solares UV, produzem desidratação e aceleração do envelhecimento cutâneo, enquanto que os detergentes e dissolventes provocam a eliminação de lípidos da camada hidrolipídica. Se a utilização destes produtos for muito frequente, pode dar lugar à descamação da pele. De referir ainda os malefícios dos produtos alcalinos que alteram o pH cutâneo (ácido) e a ca mada hidrolipídica, podendo mesmo provocar alterações nas pro teínas da camada córnea e aumentar ainda mais a perda de água.

Recomendações básicas para tratar das mãos

Descubra agora alguns cuidados básicos, mas muito importantes para a saúde e aspecto das suas mãos:

Utilize luvas antes de realizar qualquer tipo de tarefa que possa danificar as mãos.

Aplique creme todas as manhãs e massaje bem as mãos até ser completamente absorvido. Antes de se deitar, pode utilizar um cre me do tipo água em óleo (A/O) para actuar durante toda a noite.

Uma vez por semana, aplique um produto específico para esfo liar as mãos, que ajude a eliminar as células mortas.

Se aplicar um creme despigmentante, o ideal é começar o tra tamento no Inverno. Deve evitar a exposição solar durante o tratamento. Independentemente da estação do ano, é conveniente usar sem pre um factor de proteção sobre a zona das mãos com manchas.

Em casos de hiperidrose (excesso de transpiração), é necessário aplicar um preparado desodorizante nas palmas das mãos antes de ir dormir. Na manhã seguinte, lave as mãos para o eliminar. Convém realizar o tratamento diariamente durante uma semana, e depois em dias alternados.

Se, apesar dos cuidados diários, a pele continuar áspera, pode aplicar máscaras que hidratam, tonificam e nutrem a pele.

Mergulhar as mãos em glicerina, parafina ou vaselina quentes, durante alguns segundos, é um remédio eficaz para os casos mais problemáticos.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon