Avós e Netos

Helena Lima



São muitas as vantagens do relacionamento de avós e netos. Para os avós, este é o momento em que podem usufruir da relação com as crianças de forma despreocupada. Eles não tem propriamente o dever de educar mas sim de conviver.

É frequente ouvirmos que os avós são os segundos pais porque já passaram pela experiência de educar e este convívio possibilita um regresso ao passado. Esta situação possibilita a transmissão de conhecimentos acerca da história familiar. Compartilhar informações sobre a família possibilita um crescimento emotivo e social muito importante para os netos.

Muitos dos avós já estão reformados e têm agora tempo que não tinham quando desempenharam o papel de pais. É a oportunidade ideal para fazerem com os netos aquilo que gostariam de ter feito com os filhos.

É também normal que os netos se sintam mais à vontade para falar de certos temas com os avós em vez de o fazerem com os pais. Por sua vez, os avós podem ouvir, esclarecer e orientar as crianças, fomentando o adequado diálogo entre ambos.

O papel dos filhos no convívio entre avós e netos

Existem muitas diferenças entre o relacionamento de pais e filhos e de avós e netos. Os filhos não podem esperar dos seus pais o mesmo comportamento que tiveram com eles quando eram crianças. Devem permitir o convívio com os mais novos e possibilitar brincadeiras e momentos agradáveis entre ambos.

Quando há essa oportunidade, é frequente os filhos pedirem a ajuda dos avós para tomarem conta das crianças. Se forem reformados, não há necessidade de os colocar de imediato num infantário, decisão que é, muitas vezes, acolhida com grande satisfação por parte dos avós que adoram a ideia de passar tempo redobrado com os seus netos. Há quem defenda que “os avós realizam com os seus netos todos os desejos reprimidos que tiveram enquanto pais”.

É por isso frequente ouvir a expressão “os pais educam e os avós (des)educam”. Esta frase faz algum sentido se pensarmos que os pais são mais proibitivos que os avós pois são eles que têm necessidade de educar e colocar limites aos filhos. Ao contrário, os avós dão maior liberdade aos netos, aproveitando o que não poderiam facilmente fazer quando desempenharam o papel de pais.

É óbvio que todos os adultos devem colocar limites aos mais pequenos não permitindo que os mesmos abusem da sua boa vontade, seja qual for a idade dos netos. Devem saber dizer não no momento exato. A relação de afeto, cumplicidade e carinho entre avós e netos marca a vida da criança, com lembranças positivas da infância. É por isso que muitos netos se sentem tão identificados com os seus avós.

Avós na Internet

Quando os netos são mais velhos, é frequente que ensinem novas aprendizagens e troquem novem experiências com os avós. Os netos tem mais paciência para entender os avós e através do convívio entre ambos, é possível haver um convívio saudável. As novidades em geral são compartilhadas e não é raro vermos as crianças ensinar o mundo das novas tecnologias aos seus avós.

Aos poucos, aquilo que era desconhecido começa a ser assimilado pelos seniores. Atualmente, na era das novas tecnologias, não é assim tão raro ver netos e avós a conversar no MSN, a trocar e-mails e a compartilhar os benefícios da Internet. Fomentar os vínculos entre estas duas gerações tem imensas vantagens, registando ganhos para a família e para a própria sociedade.

A intervenção dos netos nestas novas aprendizagens permite aos avós uma nova motivação para a vida. Desde as novas tecnologias à prática de atividade física, a influência dos netos é decisiva para a saúde física e mental dos avós.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon