Você conhece ' Exame Colposcopia'?

Paula Nogueira



O Que é? E Como se realiza a Colposcopia?

A colposcopia consiste numa observação directa da superfície do colo do útero, da vagina e vulva utilizando um colposcópio, que é um aparelho que inclui uma fonte de luz e uma lente binocular exterior, que permite obter imagens ampliadas. Se houver uma câmera acoplada, as imagens são transmitidas para um monitor, e assim torna-se possível acompanhar o exame através deste. A colposcopia é realizada com a paciente deitada em decúbito dorsal, com as pernas fletidas. Durante a colposcopia são aplicadas soluções líquidas para ajudar a identificação de alterações das células; ocasionalmente estas substâncias podem causar um ligeiro ardor que no entanto é passageiro. Durante o exame podem ser colhidos fragmentos de tecido (biopsias), procedimento quase sempre indolor e bem tolerado, descrito como uma rápida picada. Nalguns casos e após o diagnóstico de certas condições, pode procederao seu tratamento, no mesmo espaço físico, através de vários meios químicos ou físicos. Estes tratamentos incluem a aplicação tópica de solutos ou o recurso ao eletrocautério, à criocoagulação ou ao laser.

Nos 3 a 5 dias seguintes ao exame pode ocorrer uma hemorragia ligeira acompanhada pela eliminação de resíduos das substâncias aplicadas, pelo que se aconselha a utilização de um penso higiénico.

Em qual Situação deve ser Realizado?

A decisão sobre a necessidade de realizar qualquer exame é sempre tomada pelo seu médico, em função das características individuais de cada paciente e das suas queixas ou doença. A indicação mais frequente surge quando há suspeita ou são detectadas células anormais na citologia de rastreio ao colo do útero efetuada em consulta. Alguns casos estas alterações, quando não tratadas, podem conduzir ao desenvolvimento de câncer cervical. Outras indicações da colposcopia incluem: Alterações detectadas no exame ginecológico (colo, vagina ou vulva), hemorragias espontâneas ou de contato, ou vigilância por risco acrescido de doença desta área.

Quais as Limitações

A colposcopia é uma técnica que pode falhar lesões e diagnósticos, mesmo com um exame tecnicamente adequado.

Em certos casos o exame é considerado não satisfatório, o que ocorre quando a área de maior risco de doença não está acessível à exploração por este método.

Quanto tempo Demora?

A realização de uma colposcopia requer em média cerca de 15 minutos. No entanto, poderá ser mais demorada, especialmente se for necessário realizar procedimentos adicionais.

Precisa de alguma preparação?

Para que esta observação na colposcopia seja melhorada devem ser cumpridas as seguintes recomendações:

Marcar o exame para o intervalo entre o 7º e o 14º dia contados a partir do primeiro dia da menstruação (quando já não estiver presente hemorragia).

Evitar o uso de cremes, lubrificantes, duches ou contraceptivos vaginais nas 24 horas anteriores ao exame

Não ter relações sexuais nas 24 horas anteriores ao exame

Caso ocorram perdas vaginais anormais ou hemorragia próximo da data marcada para a colposcopia, ou ainda para esclarecer quaisquer dúvidas a doente deverá contatar um médico Ginecologista.

Efeitos Segundários, Riscos, Complicações associadas á manometria esofágica?
Os riscos associados à realização de uma colposcopia são raros, mas existem, como acontece com qualquer outro exame em que sejam usados dispositivos médicos. A incidência destes riscos varia com os indivíduos, e poderá estar relacionada com a utilização eventual de medicamentos e com procedimentos adicionais que seja necessário realizar. Entre estes riscos incluem a hemorragia, infecções, dor abdominal ou pélvica ou complicações devidas a doenças já presentes ou a reações adversas a produtos que sejam usados.

A paciente deve contatar o médico em caso de hemorragia abundante ou continuada, aparecimento de febre, corrimento vaginal anormal ou dor abdominal ou pélvica forte.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon