Gripe A

Jordana Cunha dos Santos



Tudo que você queria saber sobre a vacina contra
a gripe Suina, e a Gripe Suina na Mulher.



Você, Mulher, Precisa se proteger contra o virus H1N1, A Proteção é proporcionada através de uma vacina. A gripe suína ou gripe porcina é uma doença causada pelo vírus H1N1, uma combinação das variantes dos vírus suíno, aviário e humano. A contaminação através de contactos com animais contaminados ou objetos contaminados para o humano. As autoridades de Saúde, se preocupa, com a capacidade de o vírus se transmitir de homem para homem.

As Formas de Contágio

A gripe suína é causada por um vírus da classe H1N1 e seu contágio se dá pelo ar. O consumo de carne de porco e seus derivados não apresenta nenhum risco para contaminação humana.

Dúvidas sobre a Vacina contra a Gripe Suina

Quem deve tomar?

''A vacina contra a gripe suína reduz a probabilidade de contrair a doença ou de transmitir a gripe a outras pessoas'', explica a médica Maria Cristina Senna Duarte, mestre em Ciências pela Fiocruz/IFF e diretora médica da Neovacinas. Quem está no grupo de risco deve tomar a vacina, a não ser quem tem alergia a ovo ou mertiolate. Entre os que devem tomar a vacina, existem os casos de maior prioridade. É o caso das grávidas, que no inverno passado foram atingidas de forma mais grave pelo vírus. O Brasil foi além das medidas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e ampliou a vacinação para uma grande parcela de população saudável. Levando em conta um cruzamento de dados, que envolveu mais de dez critérios, o Ministério da Saúde determinou que crianças saudáveis maiores de seis meses e menores de dois anos, jovens saudáveis de 20 a 29 anos e adultos saudáveis de 30 a 39 anos deverão receber a vacina também.

Asmáticos podem ser Imunizados?

A asma, assim como outras doenças respiratórias crônicas, podem dificultar a recuperação no caso de infecção. Se as crises forem fortes ou frequentes a recomendação é a imunização, diz a pediatria Isabella Ballalai, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações. Crianças asmáticas que costumam ter crises graves devem se vacinar para evitar complicações em caso de contágio. A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda a vacinação para todas as crianças de 6 meses a 5 anos.

Efeitos Colaterais?

Febre, dores no corpo, sensação de moleza, dor no local da injeção e vermelhidão na pele por até 72 horas são as principais reações adversas. Os especialistas lembram que a vacina não causa a gripe nem aborto espontâneo em gestantes no primeiro trimestre.

Quais as Doenças Crônicas deixam as pessoas mais vulneráveis a Gripe?

Obesidade grau 3 - antiga obesidade mórbida (crianças, adolescentes e adultos);

Doenças respiratórias crônicas desde a infância (exemplos: fibrose cística, displasia broncopulmonar);

Asmáticos (formas graves);

Doença pulmonar obstrutiva crônica e outras doenças crônicas com insuficiência respiratória; Doença neuromuscular com comprometimento da função respiratória (exemplo: distrofia neuromuscular);

Imunodeprimidos (exemplos: pacientes em tratamento para aids e câncer ou portadores de doenças que debilitam o sistema imunológico);

Diabetes mellitus;

Doença hepática (exemplos: atresia biliar, cirrose, hepatite crônica com alteração da função hepática e/ou terapêutica antiviral);

Doença renal (exemplo: insuficiência renal crônica, principalmente em pacientes com diálise);

Doença hematológica (hemoglobinopatias);

Pacientes menores de 18 anos com terapêutica contínua com salicilatos (exemplos: doença reumática auto-imune, doença de Kawasaki);

Portadores da Síndrome Clínica de Insuficiência Cardíaca;

Portadores de cardiopatia estrutural com repercussão clínica e/ou hemodinâmica (exemplos: hipertensão arterial pulmonar, valvulopatias, cardiopatia isquêmica com disfunção ventricular).

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon