Fome Exessiva

Maria Helena Figueredo



A fome é o desejo por alimentos, e é perfeitamente normal. A hiperfagia e a polifagia se referem à ingestão de alimentos a tal ponto que a pessoa fica obcecada em comer (gula), ou à ingestão excessiva de alimentos antes de se sentir saciado; esses podem ser sintomas de diversos distúrbios.

Consideração

Tanto os distúrbios psicológicos quanto os endócrinos (das glândulas) podem provocar esse sintoma, que é bastante comum.

A polifagia pode ser intermitente ou persistente, dependendo da causa, e pode provocar um aumento de peso.

Causas:


ansiedade
síndrome pré-menstrual
bulimia (mais comum em mulheres entre 18 e 30 anos)
diabetes melito
diabetes gestacional
doença de Graves
hipertireoidismo
hipoglicemia
diabetes melito insulino dependente (DMID)
diabetes melito m o-insulino dependente (DMNID)
medicamentos como os corticosteróides, a ciproeptadina e antidepressivos tricíclicos.

Pode haver outras causas para este problema. Esta lista não menciona todas elas e sua apresentação não está em ordem de probabilidade. As causas destes sintomas podem incluir, indiferentemente, doenças e medicamentos. Além disso, essas causas podem variar com base na idade e sexo da pessoa afetada, assim como nos aspectos específicos do sintoma como: características, evolução, fatores agravantes, fatores atenuantes e queixas associadas. Utilize a opção Análise de Sintomas para explorar as explicações possíveis para a ocorrência deste distúrbio, seja isolado ou combinado com outros problemas.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon