Saúde da Mulher X Estresse

Reginaldo Rodrigues

Dona-de-casa, mãe e profissional bem-sucedida. Para a executiva Carmem Gonzalez, de 42 anos, a tripla jornada tão familiar ao universo feminino começa às 6h da manhã. Depois de levar o filho à escola, fazer ginástica e trabalhar até as 19h, Carmem ainda tem que cuidar da casa. O que parecia apenas fruto inevitável do papel da mulher no mundo moderno acabou lhe rendendo uma crise hipertensiva, noites sem dormir e apetite desregulado. O médico não teve dúvida quanto ao diagnóstico: estresse.

"Tenho que ser uma mãe exemplar, uma boa profissional, dona-de-casa e ainda dar atenção ao meu marido. A mulher hoje tem que ser muito forte para conciliar isso tudo. Há um ano, eu estava estressada, me alimentava mal e não dormia bem. Minha pressão estava muito alta" - conta a executiva.

A jornada exaustiva está expondo a mulher a níveis de estresse cada vez maiores, de acordo com o especialista em medicina preventiva, Gilberto Ururahy. Para ele, o pior inimigo da saúde feminina são os hábitos impostos pela rotina corrida.

"Hoje, 35% dos lares no país são comandados por mulheres. Elas não têm tempo para se alimentar de forma equilibrada, não praticam esportes, se auto-medicam para controlar o apetite ou o sono. Mesmo assim, já acordam cansadas" - observa Ururahy.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon