O Nosso Útero, Entenda Melhor!

Patrícia Pontes



Os Cuidados Necessários com o
Útero


O útero é um órgão oco, impar e mediano, em forma de uma pêra invertida, achatada na sentido antero-posterior, que emerge do centro do períneo, para o interior da cavidade pelvina. O útero está situado entre a bexiga urinaria, que esta para frente, e o reto, que esta para trás.
Na parte media, o útero apresenta um estrangulamento denominado istmo do útero. A parte superior ao istmo recebe o nome de corpo do útero e a inferior constitui a cérvix (colo).

A extremidade superior do corpo do útero, ou seja, a parte que se situa acima da implantação das tubas uterinas, tem o nome de fundo do útero.A cérvix do útero, é subdividida em duas porções por um plano transversal que passa pela sua parte media, que são as porções supravaginal e vaginal.

Esse plano transversal é representado pela inserção do fórnix da vagina, em torno da parte media da cérvix.

Com isso, a porção supravaginal da cérvix está dentro da cavidade peritoneal e é envolta pelo peritoneu, formando um bloco comum, para cima, com o istmo, corpo e fundo do útero, enquanto a porção vaginal da cérvix representando um segmento cilíndrico arredondado para baixo, que faz saliência no interior da vagina, ocupando o centro do seu fórnix.

No centro da extremidade inferior da porção vaginal da cérvix do útero, há um orifício denominado óstio do útero. Sendo achatado no sentido antero-posterior, o útero apresenta uma face anterior que é denominada face vesical e outra posterior que é a face intestinal. A face vesical é mais plana e a face intestinal e mais convexa. As uniões laterais das duas faces, constituem as bordas do útero.

Na extremidade superior de cada borda implanta-se uma tuba uterina correspondente. Entre uma tuba e a outra se situa o fundo do útero, cuja margem superior denomina-se borda superior.
O útero sendo um órgão oco, apresenta uma cavidade que é triangular de base superior, ao nível do corpo, e fusiforme no interior da cérvix, recebendo esta ultima parte de canal da cérvix. Nos ângulos superiores da cavidade do útero, situam-se os óstios uterinos das tubas uterina correspondentes.

O óstio do útero, situa-se na porção vaginal da cérvix, estabelece a comunicação entre o interior do útero e o interior da vagina.

As paredes do útero são constituídas por camadas concêntricas, que da periferia para a profundidade, são as túnicas serosas ou perimétrio, tela subserosa, túnica muscular ou miométrio e túnica mucosa ou endométrio. O perimétrio é representado pelo peritoneu visceral que recobre tanto a parte visceral como a intestinal do órgão ao nível das bordas laterais do mesmo, os dois folhetos expandem-se lateralmente para constituir os ligamentos largos do útero.
A tela subserosa é representada por uma fina camada de tecido conjuntivo quer se interpõem entre a túnica serosa e a túnica muscular. O miométrio é formado por uma espessa camada de fibras musculares lisas que se distribuem, da periferia para a profundidade, em 3 planos: longitudinal, plexiforme e circular.

O endométrio forra toda a cavidade uterina.Ao nível do corpo do útero, a mucosa se apresenta lisa, ao passo que na cérvix é muito pregueada, cujas pregas lembram as folhas de palma e por isso são chamadas de pregas espalmadas. O endométrio papel muito importante por ocasião da gravidez.

O útero é mantido em sua posição por três ligamentos: ligamento largo do útero, ligamento redondo do útero e ligamento útero-sacral.

Doenças



Feridas

Ferida, erosão, ou ectrópio são lesões do colo do útero que podem ser congênitas ou provocadas por cervicites. O tratamento, após o tratamento da causa da infecção, é geralmente feito por cauterização do colo de útero.

Cervicite
Uma das causas de corrimento vaginal são as doenças do colo do útero também chamadas de cervicite ou endocervicite. Cervicite é uma irritação do colo do útero provocada por um número de organismos diferentes. Causas comuns são a gonorréia, herpes, clamidia e infecções bacterianas.

Existem também cervicites crônicas comuns nas mulheres depois do parto. É associada também freqüentemente com a gravidez e o uso de contraceptivos orais. Menos geralmente, a cervicite é causada por sensibilidades a determinados produtos químicos, incluindo aqueles nos espermicidas, no látex das camisinhas, e nos tampões vaginais. As causas destas doenças são várias e todas necessitam de tratamento por parte de um médico. Os sintomas são inflamação, vermelhidão, e corrimento que sai do colo do útero.

Câncer de Colo
Câncer de colo do útero são alterações celulares que tem uma progressão gradativa e é por isto que esta é uma doença curável quando descoberta no início. Esta é a razão do exame ginecológico, ou exame preventivo, ou citologia oncótica ou Papanicolau (Papanicolaou)

Biópsia de colo de útero
É a retirada de um fragmento que será enviado para exame.Pode ser feita no consultório e é um procedimento praticamente indolor. O material coletado é enviado para estudo anátomopatológico.

Vulvite e vulvovaginite

Uma das causas de corrimento vaginal são as doenças do vulva e vagina também chamadas de vulvite e vulvovaginite. A vaginite é uma inflamação do revestimento da vagina. A vulvite é uma inflamação da vulva (os órgãos genitais externos da mulher). A vulvovaginite é uma inflamação da vulva e da vagina.

É uma irritação do vulva e da vagina provocada por um número de organismos diferentes. Causas comuns são a gonorréia, herpes, clamidia e infecções bacterianas. Existem também vulvites crônicas comuns nas mulheres depois do parto. É associada também freqüentemente com a gravidez e o uso de contraceptivos orais. Muito freqüente é a causada por sensibilidades a determinados produtos químicos, incluindo aqueles nos espermicidas, no látex das camisinhas, nos tampões vaginais, amaciantes de roupas. roupas sintéticas e apertadas, papel higiênico, sabonetes íntimos, sabonetes normais, etc. Duchas vaginais em excesso também são a causa de vulvo-vaginites.Em mulheres na menopausa a vulvite atrófica, causada pela falta de hormônios sexuais. é uma importante causa de irritação.

Vulvites e vulvovaginites são diagnosticadas no exame ginecológico e, se necessário, na vulvoscopia.

As causas destas doenças são várias e todas necessitam de tratamento por parte de um médico. Os sintomas são inflamação, vermelhidão, e corrimento.

Os Cuidados

Início da atividade sexual antes dos 18 anos de idade, pluralidade de parceiros sexuais, vício de fumar (diretamente relacionado à quantidade de cigarros fumados), higiene precária e uso prolongado de contraceptivos orais.

Estudos recentes mostraram que o vírus do papiloma humano (HPV) e da Herpes Tipo II (HSV) desempenham papel importante na transformação das células cervicais em células cancerosas. O vírus do papiloma humano (HPV) está presente em 99% dos casos de câncer do colo do útero e o contágio por ele está diretamente associado ao relacionamento sexual e troca de parceiros.

Prevenções

O rastreamento através do exame do papanicolaou continua sendo o melhor método preventivo. A coleta de material para o exame inclui amostras de células da região externa e interna do colo do útero. A eficácia do exame depende da observação de certos cuidados. A mulher deve evitar manter relações sexuais, usar duchas, medicamentos vaginais ou anticoncepcionais locais nos dois dias anteriores ao exame.

Frequencia do Exame

Os dois primeiros, uma vez por ano. Se os dois resultados forem negativos para displasia ou neoplasia, o exame passa a ser necessário apenas a cada dois anos. Ele deve ser feito por toda mulher sexualmente ativa, ou que já manteve relações sexuais, principalmente depois dos 25 anos. A presença de distúrbios como menstruação muito longa, sangramentos vaginais no meio do ciclo ou depois de relações sexuais pode exigir a frequência maior do exame, a critério medico.

Sintomas
Dor e sangramento durante a relação sexual são os principais, quando o tumor já está em estágio invasivo de desenvolvimento.

1 comentários :

Click here for comentários
Unknown
admin
13 de junho de 2010 às 13:15 ×

minha esposa constou nos isames dela II eIII é conciderado cançer????????

Congrats bro Unknown you got PERTAMAX...! hehehehe...
Reply
avatar

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon