Posso tomar suplementos vitamínicos durante a gravidez?

GABRIELA BORELLI
do PORTAL TRIÂNGULO, em ARAGUARI, (MG)

Segundo os especialistas ouvidos no estudo, os suplementos são apenas um desperdício de dinheiro, porque a maioria das mulheres grávidas não precisam deles.

Foto: Reprodução / Getty Images

Tomar suplementos vitamínicos durante a gestação é correto? Um estudo publicado em julho deste ano afirma que suplementos vitamínicos não ajudam a boa saúde da mãe durante a gravidez. Segundo os especialistas ouvidos no estudo, os suplementos são apenas um desperdício de dinheiro, porque a maioria das mulheres grávidas não precisam deles.

O estudo afirma ainda que o uso de vitamina D e ácido fólico são a única necessária durante a gravidez. As demais são incluídas naturalmente pelo próprio corpo.

Segundo especialistas, durante a gravidez a mulher precisa consumir 400 microgramas de ácido fólico por dia até completar as primeiras doze semanas de gestação para evitar que o feto tem malformações e defeitos de nascimento. 

Suplementos de vitamina A não podem ser consumidos na gravidez, para evitar defeitos de nascimento. O estudo afirmou que os comprimidos com ferro não são necessários, eles podem inclusive ser prejudiciais a saúda da gestante, podem causar prisão de ventre, diarreia ou irritação do estômago, é indicado em apenas casos de anemia.

O conselho é procurar um nutricionista para ter melhor orientação sobre a alimentação sobre a quantidades de frutas, legumes, carnes, produtos lácteos e derivados que podem ser consumidos.
Newest

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon