Diabulimia: Um transtorno alimentar de difícil diagnóstico

HELENA LIMA
do UNIVERSO FEMININO, em SÃO PAULO, (SP)

Os riscos incluem fadiga, infecções da pele, ciclo menstrual irregular, glicose na urina, neuropatia e até mesmo a morte.

Foto: Reprodução / Getty Images

Você já ouviu falar em Diabulimia, um transtorno alimentar que não é muito divulgado ou falado em meios de comunicação, esse transtorno atinge diabéticos que são obcecados com a ganhar peso. Pessoas com esse transtorno reduzem a ingestão de insulina para perder peso. Segundo o National Eating Disorders Association, nos Estados Unidos, o Diabulimia é considerada uma dupla - desordem diagnóstico: onde você tem diabetes e um distúrbio alimentar.

Os riscos incluem fadiga, infecções da pele, ciclo menstrual irregular, glicose na urina, neuropatia e até mesmo a morte.

Um médico endocrinologista pode detectar o transtorno alimentar em um paciente, mas talvez a família não sabe muito sobre esta desordem e, portanto, não pode identificar. 

Entre os sintomas esta a perda perda de peso inexplicada, sede constante, a preocupação com a imagem corporal, depressão, alterações de humor e aumento do apetite por alimentos doces.

Estudos sugerem que 40% das mulheres com diabetes tipo 1 com idade entre 15 e 40 anos, em algum momento restringiram insulina para controlar seu peso

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon