Tiroide: O inimigo da beleza feminina

MARCELA ASSAD
do UNIVERSO FEMININO, em SÃO PAULO, (SP)

Segundo especialistas, muitas pessoas tem a doença, mais não sabem, outros atribuem os sintomas com estresse, envelhecimento, mudanças no estilo de vida, ou menopausa.

No mundo milhões de pessoas são diagnosticadas com problemas de tiroide, que reduz muito a qualidade de vida. Segundo especialistas, muitas pessoas tem a doença, mais não sabem, outros atribuem os sintomas com estresse, envelhecimento, mudanças no estilo de vida, ou menopausa.

"Tireoide é uma glândula endócrina que normalmente se localiza na região anterior do pescoço e tem a forma de uma borboleta. A função da tireoide é produzir os hormônios tireoidianos que ao serem liberados no sangue e vão agir em todos os órgãos do corpo. Os hormônios tireoidianos são essenciais para ajudar cada célula de cada órgão a trabalhar corretamente. Por exemplo, os hormônios tireoidianos ajudam o corpo a usar energia, manter-se aquecido e manter o cérebro, o coração, os músculos e os outros órgãos trabalhando como deveriam.", explica o médico endocrinologista, Dr.Ivan Moreira da Silva Junior.

"Os principais distúrbios da tireoide são o hipotireoidismo (baixa ou nenhuma produção de hormônios) e o hipertireoidismo (produção excessiva de hormônios).", explica o médico Dr. Dráuzio Varella.

A tiroide é muito comum em todo o mundo, em especial nas mulheres. As mulheres estão mais em risco do que os homens. A certos momentos na vida das mulheres que as tornam mais vulneráveis a problemas com tiroide. São elas: puberdade e primeira menstruação, gravidez, durante os primeiros seis meses após o parto e durante a menopausa.

Independente do sexo, se houver histórico familiar, sofre de uma doença autoimune, como diabetes tipo 1, tem mais de 50 anos, foi submetida a uma cirurgia de tireoide, ou pessoas com síndrome de Down ou Turne. Segundo especialistas, pessoas de etnia branca e negra tem um risco maior se comparado com pessoas de outras etnias.

Sintomas

Fadiga, sonolência
Intolerância ao frio
Ganho de peso ou maior dificuldade perder peso
Depressão
Constipação
Períodos menstruais anormais e / ou problemas de fertilidade
Dor articular ou muscular
Pele cabelo e unhas finos e quebradiços e / ou seca
Rosto inchado, mãos e pés inchados
Diminuição da libido


Segundo especialistas, tiroides são uma das causas da infertilidade, aumento do risco de aborto, parto prematuro e outras complicações. A tiroide ainda pode também prejudicar o desenvolvimento do cérebro do feto.

Tratamento

De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, os tratamentos incluem:

medicamentos antitireoidianos. Essas drogas diminuem a quantidade de hormônio produzido pela  tireoide. A droga preferida é o metimazol. Para as mulheres grávidas ou lactantes, o propiltiouracil (PTU) pode ser preferido. Como o PTU tem sido associado a efeitos secundários, ele não é utilizado rotineiramente fora da gravidez. Ambas as drogas controlam mas podem não curar o hipertireoidismo.

iodo radioativo. Esse tratamento cura o problema a  tireoide, mas geralmente leva à sua destruição permanente. Você provavelmente precisará tomar comprimidos de hormônio tireoidianos para o resto de sua vida para manter níveis hormonais normais.

cirurgia. A remoção cirúrgica da  tireoide (tireoidectomia) é uma solução permanente, mas não normalmente a preferida, por causa do risco de danos às glândulas para tireoides (que controlam os níveis de cálcio no organismo) e aos nervos da laringe (cordas vocais). O médico pode recomendar a cirurgia, quando os medicamentos antitireoidianos ou terapia com iodo radioativo não são apropriados.

beta-bloqueadores. Essas drogas (tais como atenolol) não baixam os níveis de hormônio da  tireoide, mas podem controlar sintomas graves, como a freqüência cardíaca acelerada, tremores e ansiedade.

Foto: Getty Images

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon