8 Coisas que toda mulher precisa saber sobre sua saúde sexual

MARIA HELENA FIGUEREDO
do UNIVERSO FEMININO, em SÃO PAULO, (SP)

Os médicos acrescentam que as mulheres devem fazer check-ups regulares para saber se suas regiões inferiores estão em boas condições. 

Coceiras, ardor, entre outros incômodos na saúde sexual, o UNIVERSO FEMININO ouviu médicos ginecologistas sobre as oito coisas que toda mulher precisa saber sobre a sua saúde sexual. Segundo os especialistas, uma vagina saudável é aquela inodoro, ou seja, que não possui cheiro ou odor, e sem sintomas como coceiras, ardor, entre outros incômodos.


Os médicos acrescentam que as mulheres devem fazer check-ups regulares para saber se suas regiões inferiores estão em boas condições. 

Sentar em locais públicos: ao usar banheiros públicos, spas, piscinas, ou saunas, use sempre a sua toalha pessoal para se enxugar. Assim evita a captação de infecções, ou vaginose bacteriana, que podem ser comumente encontrado em superfícies e transmitidos.

Higienizar a Vagina: se você utiliza sabonetes antibacterianos o uso é desaconselhado, segundo especialistas esses sabonetes podem alterar o equilíbrio pH delicado presente em sua vagina e também pode lavar as bactérias importantes boas, o que pode provocar odores desagradáveis na vagina.

Calcinhas sintéticas: de preferência a roupas de algodão, pois vai manter a área seca, bem ventilada, e menos exposta a reações alérgicas.

Brinquedos Sexuais: se você usa brinquedos sexuais durante a relação seu sexual com seu companheiro os aparelhos devem estar extremamente higienizados antes de qualquer contato com sua vagina. O ideal é lavar com água morna e sabonete para remover potenciais ameaças, bactérias, ou infecções.

Roupas apertadas: tente evitar usar calças apertadas por longas horas, pois as calças apertadas podem reduzir a ventilação. 

Sexualmente ativa: Se você esta sexualmente ativa procure um aconselhamento de um médico ginecologista caso surgir algumas ocorrências. 

Sexo anal: se você fez sexo anal com seu companheiro evite o sexo vaginal após o sexo anal. Segundo os especialistas, sexo anal seguido de sexo vaginal pode provocar resultados devastadores e extremamente graves problemas de saúde, como infecções,- incluindo Escherichia coli transmitido através de uma da passagem de volta e pode então ser transmitido para o uretero, vagina e - o tubo que transporta a urina para fora do corpo. O que poderá causar uma cistite grave, endometrite, infecção pélvica, adesões pélvicas e dor pélvica crônica, e até problemas de fertilidade.

Imagem: Getty Images

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon