Os diferentes tipos de família

MARCELA ASSAD, e MARIA HELENA FIGUEREDO
do UNIVERSO FEMININO, em SÃO PAULO, (SP)

Os diferentes tipos de famílias.

Família, ou Famílias?, Segundo a terapeuta familiar, Eva Cristina, o conceito de famílias sempre existiu na sociedade brasileira. "Existe a família tradicional, e existe a moderna família, sempre existiu, um filho criado por uma mãe solteira, pai solteiro, eles acabam integrando sim um novo conceito de definição de família, eles são uma família, uma moderna família.", explica a terapeuta. Segundo Eva, outros novos conceitos de famílias são os filhos de casais homoafetivos.

"Com o direito a adoção muitos casais homossexuais, sejam eles duas mulheres, dois homens, vem buscando esse direito que lhes foram assegurados e adotando crianças, e formando famílias, o que é também um novo conceito de família.", completa. Para a terapeuta familiar familia se inicia na quando duas pessoas decidem morar juntas. "Família se inicia quando duas pessoas se casam e vão morar juntas, ou mesmo que elas não oficializem sua união, só o fato de viverem juntas, conviverem é sim um conceito de família.", explica a terapeuta.

Carlos Eduardo dos Santos e Osmir Messora são casados a 31 anos, o enfermeiroe o servidor aposentado compartilham a paternidade de Felipe, 10, Fagner, 8, Victor, 6, e Vinicíus, 4. Na casa da família a palavra é alegria e amor, no cotidiano são risos, brincadeiras, e gargalhadas.

O casal explica que tentou o processo de adoção em São Paulo, mais não deu certo. Carlos Eduardo, de 54 anos, prestou um concurso para a Universidade de Brasília (UnB), passou e o casal foi para Brasília (DF). Foi na capital brasileira que eles realizaram o sonho: conseguir aumentar a família.

Contrariando argumentos de que a adoção por casais homoafetivos provoca problemas mentais, e de comportamento nas crianças, os filhos de Carlos e Osmir negam, eles contam que na escola outras crianças também são filhas de casais homoafetivos.

O que diz a Ciência?

De acordo com a Academia Americana de Pediatria, filhos de casais homoafetivos tem índices de bem-estar semelhantes a crianças filhas de casais heterossexuais. A pesquisa analisou 732 casais homossexuais. Os maiores problemas relatados são a discriminação e o preconceito.


A professora Suzimara Medeiros explica que já lidou com crianças filhas de casais homoafetivos. "É igual aos filhos de casais heterossexuais, sem nenhuma diferença comportamental, são levados, iguais as demais crianças, os pais são muito participativos, preocupados com a disciplina, com o aprendizado.", explica a professora. "São situações que é necessário explicar aos demais coleguinhas que eles tem dois papais, ou duas mamães, e corrigir qualquer tipo de brincadeirinha sem graça dos colegas.", disse.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon