Beber café regularmente diminui o risco de morte, diz estudo

SIMONE REGINA DA COSTA
do UNIVERSO FEMININO, em SÃO PAULO, (SP)


De acordo com um estudo Norte-Americano, beber café regularmente esta associado a diminuição do risco de morte.
Foto: Getty Images

De acordo com um estudo Norte-Americano, beber café regularmente esta associado a diminuição do risco de morte. Segundo o estudo, o café é capaz de prevenir mortes causadas por doenças cardíacas e diabetes. 

"O café contém numerosos compostos biologicamente ativos, incluindo ácidos fenólicos, potássio e cafeína.", explica a autora do estudo, Dr. Erikka Loftfield, do Instituto do Câncer, nos Estados Unidos.

De acordo com a pesquisadora, muitos estudos mostraram que o consumo de café esta associado a menor risco de mortalidade geral relacionados com o coração.

Os pesquisadores usaram dados de um estudo anterior com 90.317 participantes adultos sem câncer, e sem doença cardiovascular. O estudo acompanhou os participantes entre 1998 e 2009. Os participantes contaram detalhes de suas dietas, e o consumo de café.

Durante o estudo morreram aproximadamente 8.700 participantes. O estudo descobriu que aqueles que consumiam café tinham menos probabilidade de ter morrido durante o estudo do que aqueles que não consumiam café.

De acordo com o estudo, o risco de morte foi menor para aqueles que consumiam quatro a cinco xícaras por dia de café. Além da redução do risco de morte por doenças cardíacas, doenças respiratórias crônicas, diabetes, pneumonia e influenza e suicídio. 

"Embora o consumo de café também foi inversamente associado com a incidência de certos tipos de câncer, como o fígado, em estudos epidemiológicos, não observamos uma associação entre café e mortalidade de câncer em geral.", explica a pesquisadora.

"Isso pode ser porque o café reduz o risco de mortalidade para alguns tipos de câncer, mas não outros.", completa a autora do estudo.

Segundo os pesquisadores, quem consome duas ou três xícaras de café por dia tem aproximadamente 18% menor de risco de morte em comparação com pessoas que não bebem café. 

Os pesquisadores aconselham um consumo moderado de café, até 200 miligramas por dia. 

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon