Os perigos da Obesidade Infantil

do UNIVERSO FEMININO, em Goiânia, (GO)

Alimentação, atividades físicas, e apoio da família é uma das peças
 fundamentais para as crianças com obesidade.
Hoje nós vamos falar sobre a obesidade infantil, seus problemas, e seus perigos para a saúde das crianças. Os maiores problemas com a obesidade é a diabetes tipo 2, hipertensão arterial, colesterol alto, problemas nas articulações e ossos, problemas respiratórios, baixa auto-estima, motivo de piadas nas escolas, vitima de apelidos maldosos e descriminação dos colegas de escola.

O médico endocrinologista,
 Dr.Marcello Bronstein
"A participação dos pais é imprescindível assim como de todos os familiares que convivem com a criança, como tios, avós, primos e irmãos mais velhos. Todos devem agir de acordo com as orientações dos pais. Ensinar as crianças a comer com qualidade é um dos grandes desafios da educação nutricional. Competir com a grande oferta de alimentos calóricos e pouco nutritivos, exige muita persistência, motivação, dedicação e exemplo dos pais.", explica o médico endocrinologista, Dr.Marcello Bronstein.

"A alimentação atual dá muita ênfase às comidas prontas ou semi-prontas congeladas, aos alimentos industrializados, fast food, bebidas gaseificadas, que atraem a atenção das crianças e ganham cada vez mais espaço na alimentação do dia a dia. Com isso, aumenta-se o consumo de gorduras, sódio e carboidratos. As frutas, verduras e legumes passam a representar uma pequena fração da alimentação diária. Hábitos, como assistir TV durante a alimentação, distraem a atenção para a comida, levando à ingestão excessiva.", continua o especialista.


"Seja qual for o motivo ou os motivos, deve-se recorrer a todos os recursos existentes para tentar driblar esse ganho de peso excessivo. A criança obesa pode apresentar vários distúrbios psicológicos, uma vez que se destaca entre as não obesas. O preconceito dos amigos gera ansiedade, o que pode levar a criança a engordar mais ainda por se sentir rejeitada ou alvo de gozações. Até mesmo o rendimento escolar pode ser prejudicado. E a fase da puberdade é ainda mais delicada.", acrescenta.

É possível os pais tentar equilibrar a alimentação de crianças com obesidade, com uma alimentação saudável, ensinar as crianças a praticar atividades físicas, esportes. Especialistas explicam que, para haver mudanças na alimentação das crianças a família precisa se empenhar em também procurar ter uma alimentação saudável. "O Sugerido é que os pais mostrem como é gostoso praticar atividades físicas, esportes, ter uma alimentação saudável, e com isso as crianças vão aderir a esse costume.", explica a terapeuta familiar, Suzimara Medeiros.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon