Gravidez tardia pode prevenir o Câncer Endometrio


DANIELA SILVA
do PUC FEMININO, em São Paulo, (SP) 


Uma equipe de pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia, reuniu dados de 17 estudos, que incluíam 8.671 casos de câncer do endometrio e 16.562 mulheres de grupos de controle. Após levar em conta os riscos conhecidos, os pesquisadores descobriram que o risco de câncer diminuía 44% nas gestantes que tiveram o último filho após os 40 anos, em comparação com as gestantes que tiveram filhos antes dos 25 anos.


Mesmo em idade mais avançada, o risco continuava menor nas gestantes que deram à luz depois dos 40. Aos 70 anos, a probabilidade de essas mulheres terem câncer do endometrio continuava 33% menor que a das mulheres que deram à luz antes de completar os 25 anos de idade.


As razões da descoberta, publicada no The American Journal of Epidemiology, não estão claras. Em primeiro lugar, é possível que as mulheres que conseguem engravidar em idade mais avançada possuam um endometrio mais saudável, ou, que a gravidez possibilite à mulher descartar células pré-cancerígenas, mais propensas a aparecer com o avanço da idade.


"Existe algum mecanismo protetor para este tipo de câncer", afirmou a professora e coordenadora, Wendy Setiawan. "Logo que descobrirmos o que é esse mecanismo, poderemos entender como ele se desenvolve, e tentar prevenir a doença.", afirma.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon