Ovo: Um risco para a Saúde, ou Saudável?

MARCELA ASSAD
do UNIVERSO FEMININO, em Goiânia

O Ovo: Um vilão da nossa saúde, ou uma fonte de benefícios?

O Ovo já foi considerado um alimento de risco e retirado do cardápio de alimentos saudáveis, segundo informações, o consumo de ovo estava associado a doenças cardio-vasculares e de problemas de colesterol, nas últimas décadas o ovo chegou a ser associado a problemas como AVC (Acidente Vascular Cerebral), e ao Infarto, devido a sua gema que é rica em colesterol. "Os níveis de colesterol plasmático aumentam principalmente pelo consumo de gorduras saturadas, como a presente na manteiga, na carne vermelha e nos queijos amarelos, e não pelo consumo de colesterol propriamente dito, como o que existe nos ovos.", explica a nutricionista, Anna Castilho.

O Estudo que associa o Ovo a Derrames e Infarto vem sendo revisto desde 1999, quando um estudo da Universidade Harvard, nos EUA, mito ou não, o Ovo não é um vilão da saúde, consumido com moderação o Ovo se torna um aliado da nossa saúde. O Ovo contém uma substância chamada lecitina, essa substância,  ajuda a reduzir a absorção intestinal do colesterol.

O Ovo possui nutrientes que são benéficos a nossa Saúde.

A colina, um nutriente presente na gema do Ovo, é bom para o funcionamento do cérebro. O Ovo contém triptofano, aminoácido precursor da serotonina, substâncias associada à sensação de bem-estar. E contrariando os estudos que associava o Ovo como inimigo do coração, o ovo possui gorduras monoinsaturadas a gordura do bem, protetora do coração.

De acordo com pesquisadores, um estudo nos Estados Unidos sugere que o alimento possa ajudar a prevenir essas doenças e o câncer, segundo os pesquisadores, o Ovo contém triptofano e tirosina, dois aminoácidos com propriedades antioxidantes. Seu poder seria equivalente ao da maçã.

O Ovo na Alimentação da Mulher

O ovo possui zinco e vitaminas A e E, que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce. O Ovo é um alimento indispensável para gestantes, pois contém vitaminas do complexo B, como ácido fólico, ideal para as gestantes, possui ferro que auxilia no combate a Anemia. "Essa substância influencia o desenvolvimento da memória durante a fase embrionária.", disse a especialista.

Proteinas

"Depois do leite materno, o ovo de galinha é a proteína animal mais completa e barata.", disse Antonio Gilberto Bertechini, professor da Universidade Federal de Lavras, no interior de Minas Gerais.

O Ovo atua na prevenção de degeneração macular devido a presença de antioxidantes. "O ovo é o alimento de menor valor calórico com relação a outras fontes protéicas.", disse nutricionista Eda Maria Scur. Um ovo possui 70 calorias, um bife de 120 gramas possui o dobro, 140 calorias, o bife também é rico em proteinas, mais com uma diferença, o ovo possui menas calorias que o bife.

Mais, especialistas recomendam, por mais cheio de beneficios que seja, o Ovo deve ser consumido com moderação.

Beneficios para a Saúde:

- Previne contra doenças cardiovasculares
- Bom para os Ossos
- Auxilia no fortalecimento do Sistema Imunológico
- Ajuda a aprimorar as funções cerebrais e previne contra doenças neurodegenerativas
- Auxilia na limpeza das arterias
- Preserva a saúde daas células e ajuda a aumentar a massa muscular

Dica:

"Compre sempre ovos com a casca intacta e limpa, respeitando a data de validade. Não lave os ovos antes de colocá-los na geladeira para sua conservação. Não quebre o ovo nas bordas dos recipientes onde eles serão colocados. Não separe as claras das gemas com a própria casca do ovo. Conserve os ovos dentro da geladeira e não na porta.", disse a nutricionista,  Izaara Alvarenga.

" É importante reafirmar que tudo em excesso faz mal, por isso o consumo deste alimento também deve ser moderado. Dê preferência para as preparações que não utilizem o óleo.", alerta a nutricionista.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon