Trabalhar a noite aumenta risco de Câncer de Mama, diz estudo


do PUC, em São Paulo


Estudo afirma, trabalhar a noite aumenta oito vezes mais risco de contrair Câncer de Mama.


Trabalhar à noite pode aumentar o risco de as mulheres terem câncer da mama até 30%, segundo um estudo realizado pelo instituto francês Inserm.


Segundo o diretor do instituto, Pascal Guenel, o aumento do risco foi principalmente observado em mulheres que trabalham em turnos noturnos durante mais de quatro anos, porque as alterações são mais acentuadas, ou menos de três noites por semana, porque as alterações são mais bruscas.


"A associação foi mais forte em mulheres que trabalharam à noite antes da sua primeira gravidez do que em mulheres que começaram a trabalhar à noite mais tarde", explicou.


Este estudo, publicado no International Journal of Cancer, coloca o trabalho noturno ao mesmo nível de fatores de risco como a mutação genética, uma primeira gravidez tardia ou o tratamento hormonal.


Os pesquisadores concluíram que, tal como um fumante tem oito vez mais hipóteses de contrair câncer do pulmão, uma mulher que trabalhe à noite tem oito vez mais hipóteses de contrair câncer da mama do que uma que não trabalhe.


As explicações para estes resultados necessitam de mais estudos, mas os especialistas apontam, as alterações no sistema imunitário, através da privação do sono e da desestabilização do 'relógio do corpo humano', como a principal causa.


O estudo analisou a saúde três mil francesas, entre 2005 e 2008. Um grupo de 11% tinha trabalhado à noite em algum momento da vida.


Por todo o mundo, há cerca de 1,3 milhões de mulheres que são diagnosticadas com câncer da mama todos os anos.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon