Pediatra Explica: As Doenças Respiratórias de Inverno


TÂNIA CRISTINA
do UNIVERSO FEMININO


SAIBA MAIS SOBRE AS DOENÇAS RESPIRATÓRIAS DE INVERNO.


É Gripes, resfriados, e outras doenças respiratórias que atinge em geral o público adulto e principalmente as crianças. O médico pediatra e homeopata Moises Chencinski, fala sobre essas doenças respiratórias.


Por que as doenças respiratórias agravam no Inverno?


Essas doenças são mais frequentes no inverno simplesmente pela tendência que temos de nos aglomerar em lugares fechados e mal ventilados, onde as pessoas ficam muito próximas, facilitando assim, a transmissão de vírus e bactérias de umas para as outras.


Quais são as Doenças?


Rinite: É uma inflamação das mucosas do nariz que aflige tanto adulto quanto crianças. Existem dois tipos de rinite: a alérgica e a não-alérgica. A rinite alérgica (a mais comum) é causada geralmente por alérgenos presentes no ar, como o ácaro, mas também pode ser provocada por produtos químicos, cigarros e remédios. A não-alérgica é geralmente causada por inflamação ou por problemas na própria anatomia das vias nasais. 


Sinusite: É uma inflamação nas cavidades existentes ao redor do nariz, - os seios paranasais – muitas vezes associada a um processo infeccioso. As causas mais comuns que podem desencadear a sinusite são: virais, bacterianas e alérgicas. Essa doença pode ser aguda, que dura quatro semanas ou menos, subaguda, que dura entre 4 e 8 semanas, crônica, que dura mais de oiot semanas e pode perdurar por meses ou até anos, e recorrente, que são vários ataques de sinusite aguda durante um ano.


Pneumonia: É uma inflamação e infecção dos pulmões, local onde ocorrem as trocas gasosas, causado por bactérias, vírus, fungos e outros agentes infecciosos ou por substâncias químicas. Na pneumonia os alvéolos (onde se realiza a troca de gás carbônico por oxigênio) se enchem de pus, muco e outros líquidos, o que impede o seu funcionamento adequado. O oxigênio pode não alcançar o sangue, e sem oxigênio suficiente, as células do corpo não funcionam adequadamente. 


E Gripes e Resfriados?


Gripe e resfriado são doenças virais, que afetam as vias aéreas superiores (nariz, laringe, faringe, etc), ocasionalmente acometendo as vias aéreas inferiores (brônquios e pulmões). Porém gripe e resfriado são doenças distintas. O resfriado é causado por mais de 200 vírus diferentes, já a gripe é causada pelos vírus influenza e parainfluenza. No resfriado a febre é rara, e a doença dura cerca de cinco a sete dias. Já na gripe, em geral, um dos sintomas é febre alta, durando três a quatro dias e a doença dura cerca de uma a duas semanas. Para evitar o contágio de gripe é sempre aconselhável lavar as mãos freqüentemente, especialmente em tempos de epidemia de Gripe A.


Poluição e Problemas de Saúde


O aumento da poluição no ar agrava os problemas respiratórios. Entre os poluentes atmosféricos se incluem o monóxido de carbono, o ozônio, o dióxido de enxofre, os óxidos de nitrogênio. Nos grandes centros urbanos, a poluição é visível: é só olhar no horizonte e ver um cinturão escuro. Quem mora em São Paulo sente a diferença todos os dias. Esse é o ar que respiramos e que provoca reações de nossas vias aéreas, pela sua irritação, podendo levar a processos inflamatórios.


Por que idosos e crianças são mais atingidas por enfermidades no Inverno?


Temos a tendência de nos isolarmos no frio. Crianças ficam em escolinhas e berçários, freqüentam e brincam entre si em ambientes mais fechados e estão com o sistema imunológico ainda em formação; e os idosos ficam no quarto ou em abrigos também mais fechados e apresentam seu sistema imunológico já “cansado”. Isso provoca maior propagação de gripes e resfriados.


Dicas para prevenir as doenças respiratórias.


É praticamente impossível estar livre e imune às doenças respiratórias durante a vida, mas aqui vão algumas sugestões: não fume; se fumar, pare o quanto antes! Não use produtos químicos fortes na limpeza de casa, evite locais com mofo, mantenha uma boa hidratação e uma boa alimentação. Sigam o calendário de vacinação específico (criança, adolescentes, adultos e terceira idade) E o mais importante, nunca se automedique e nem se ‘autodesmedique’. Sempre procure um médico em caso de qualquer doença.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon