A Alimentação saudável e ideal para o Inverno


DANIELA SILVA
do UNIVERSO FEMININO, em São Paulo


INVERNO: UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E IDEAL PARA ESTA ÉPOCA FRIA.


No inverno nada mais delicioso do que ficar em baixo das cobertas, assistindo a televisão, e mastigando alguma coisa, vamos falar de uma alimentação ideal e saudável, recomendada por especialistas para o inverno. De acordo com especialistas, não é bom abusar de certos alimentos, pois pode causar obesidade, hipertensão, e pode aumentar as chances de problemas cardiovasculares.


"No inverno a temperatura 'cai'. Nós temos o nosso tecido gorduroso que tem um importante papel de manter a temperatura do nosso corpo. O corpo gasta muito mais energia para manter a temperatura corpórea do que mantê-la. A energia rápida vem dos carboidratos como massas, pão, bolo, torrada, arroz, etc; e também dos doces. Aí fica claro aquele desejo incontrolável. No inverno sentimos vontade de tomar algo quente para aquecer o corpo como um chá, mas logo na nossa cabeça vem a nossa cultura de tomar chá com torrada ou bolacha.", afirma a nutricionista Cristiane Mara Cedra.


Segundo a nutricionista, a vontade de comer não esta apenas na necessidade, e sim nas cabeças. "Se inverno nos lembra queijos variados com vinho e você não controlar a quantidades desses petiscos, não será esse gasto a mais do nosso corpo que conseguirá deixar a nossa balança equilibrada. Esse gasto de energia a mais é mínimo perto da quantidade de calorias que ingerimos nesses alimentos. Portanto se não tomarmos cuidado o ponteiro da balança subirá sem ao menos percebermos, já que as roupas de inverno são mais largas.", alerta a especialista.


O Ideal


- Leite Desnatado: Use leite desnatado e queijos magros e procure substituir o pão por legumes
- Chocolate Quente: Use leite desnatado e achocolatado Diet
- Queijo: Prefira os brancos, e lights
- Chás: Moderamente para aumentar a temperatura do corpo
- Sopas: Sempre com legumes batidos, para engrossar adicione farelo e trigo.
- Abuse: Consuma sempre maracujá e laranja, e outras frutas típicas desta estação


E a Saúde?


Nesta estação é normal os resfriados, gripes, e doenças respiratórias. Dê preferência a uma alimentação rica em proteinas e minerais, assim aumenta sua resistência, e sempre procure adicionar uma alimentação saudável para as crianças. Consuma legumes, frutas, verduras.


Exemplos de vitamina C: morangos, mixirica, laranja e maracujá.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon