Atrofia Genital: Secura e perda de Elasticidade Vaginal


do UNIVERSO FEMININO


SAIBA MAIS SOBRE A ATROFIA GENITAL.


A atrofia genital surge como consequência da falta de estrogênios e manifesta através de sintomas como a secura e perda de elasticidade vaginal.


Estes sintomas são responsáveis por dor (dispareunia) ou por sangramento durante as relações sexuais (dispareunia) e pela possibilidade de surgirem infeções urinárias de repetição.


Para controlar este problema que surge geralmente após a menopausa, siga os seguintes conselhos:


Use Lubrificantes


"As relações sexuais regulares ajudam a manter o tecido vaginal forte e bem vascularizado, mas algumas mulheres sentem desconforto devido à secura vaginal, daí a importância dos lubrificantes", salienta o urologista Nuno Monteiro Pereira.


"Há muitos lubrificantes de venda livre, em gel, que por vezes secam exageradamente a mucosa, mas só se identifica usando. Experimente e, se notar dor ou desconforto apesar da lubrificação, procure um ginecologista, que receitará cremes de melhor qualidade", aconselha o urologista.


"Cremes com  pequenas doses de estrogênios não dão complicações sistémicas, mesmo em  mulheres aconselhadas a não fazer terapêutica de substituição hormonal", refere Nuno Monteiro Pereira. 


"Ajudam a hidratar, a manter a lubrificação e, sobretudo, favorecem uma maior espessura da parede vaginal, com grandes vantagens para a atividade sexual e autoestima", refere ainda o especialista. 


A progesterona é importante para manter níveis suficientes das outras hormonas e ter prazer sexual ótimo. Além disso, ajuda a estabilizar o humor e a normalizar a função da tiroide, de acordo com Christiane Northrup. Os cremes hormonais devem ser aplicados regularmente, mesmo que tenha relações sexuais com pouca  frequência, já que além da lubrificação momentânea, se pretende melhorar a  qualidade da mucosa da vagina, segundo o urologista. "Os cremes hormonais estão sujeitos a receita médica, mas há vários de base fitoestrogénica que são igualmente eficazes, embora demorem mais tempo a  atuar", afirma Nuno Monteiro . 


Com informações da Prevenir.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon