Dermatologista Explica: Dermatites, Vitilico, e Oleosidade


DR. MIGUEL TRINCHEIRAS
Médico Dermatologista





O médico dermatologista, Dr. Miguel Trincheiras, explica sobre as Dermatites, sobre o vitilico e a Oleosidade da Pele.


Dermatites


"Minha neta de 8 anos tem dermatite atópica desde os 5 anos de idade, é uma coceira insuportável, atrapalha até a vida escolar dela, o corpo dela é cheio de feridas ou de bolhas de água, aonde ela fica com vergonha de usar certas roupinhas. Essa coceira esta passando para o couro cabeludo, parecendo seborréia. Existe algum Shampoo que pode ser usado para diminuir esse problema?" - Eleuza dos Santos


A dermite Atópica pode ser uma condição cutânea extremamente difícil de tratar e requer uma avaliação global do doente, e não qualquer tipo de medida avulsa que provavelmente não resolveria o problema. 

Estas pessoas beneficiam, regra geral, de suplementos de óleos ómega-3 e ómega-6 (linoléico  e gama-linolénico), assim como de eventual terapêutica sistémica com ciclosporina, corticóides ou outros imunoreguladores. A terapêutica tópica e as medidas de higiéne diárias devem ser bastante estritas, como a qualidade do banho, o tipo de roupa, a quantidade de roupa, alguns alimentos, o exercício físico. Sugiro por isso vivamente que consulte um dermatologista particularmente os que dedicam boa parte da sua atividade à dermatologia pediátrica, onde este tipo de afeção é muito mais frequente.


"Tenho um bebê recém-nascido prematuro de 36 semanas, ele tem umas bolhas pequenas que se escamam e soltam um liquido amarelo, com cheiro, a minha médica receitou um creme, estou passando e esta melhorando. Mais ela não deu absoluta certeza de cura, gostaria de saber se devo procurar um especialista se isso voltar a acontecer" - Edivânia M.S.


O mais frequente nesta idade são os quadros mais ou menos intensos de dermatite seborreica (como a crosta de leite) que se manifestam mais precocemente que a dermite atópica (mais habitual após o 3º- 4º mês), e cuja apresentação não corresponde ao que descreve.

A criança, embora o quadro possa ser relativamente exuberante, parece bem sem comichão e com um ritmo de sono normal (ao contrário da dermite atópica), embora se considere que alguns destes casos podem progredir ulteriormente para casos de dermite atópica.


Vários podem ser os diagnósticos diferenciais nestas situações (como uma forma particular de dermite seborreica generalizada associada a diarreia e alterações do desenvolvimento - Doença de Leiner), sobretudo tomando em conta o aspecto das lesões e outros eventuais sinais associados e, como tal, penso que seria interessante consultar um dermatologista.


Vitilico


"Gostaria de tirar uma duvida,varias pessoas com esta doença o vitilico,me disseram que fazem o tratamento com o oleo de copaiba,e resultado muito bem.Isto e realmente verdade?" Agradeço. - Keila Garajau


O vitiligo, sendo uma patologia benigna mas de causa ainda desconhecida, é alvo de toda uma série de tratamentos alternativos que algumas pessoas pugnam como válidos e, é de acreditar, que as vitaminas pelo seu poder anti-oxidante (sobretudo a vit. C) possam ter alguma utilidade no tratamento e sobretudo prevenção na extensão desta patologia. A sua evolução é imprevisível mas tende a ser progressiva. Existem várias hipóteses quanto à sua natureza mas nenhuma está comprovada, sabendo-se que existe um infiltrado de linfócitos (glóbulos brancos) na junção entre a derme e a epiderme que inibe o metabolismo dos melanócitos (células que fabricam o pigmento cutâneo) e posteriormente podem conduzir à sua destruição total. 


O tratamento é tanto mais eficaz quanto mais cedo fôr iniciado após o desenvolvimento das lesões e existem vários métodos (fototerapia, corticóides tópicos, pseudo-catalase, derivados da calcineurina, ciclosporina, ...) com resultados variáveis e com efeito sobretudo nas lesões axiais (da cabeça e tronco). Em casos raros de grande extensão das lesões pode optar-se por "despigmentar" as poucas áreas ainda pigmentadas e dar um aspecto mais homogéneo à pele.


Oleosidade


Oleosidade Capilar: A oleosidade capilar  é também estimulada pela remoção frequente do sebo cutâneo, através do poder detergente dos shampoos, para contrabalançar precisamente a sua remoção regular. O ideal é uma taxa de lavagem capilar de 2 em 2 dias. No entanto casos há em que, eventualmente, necessite ser mais frequente e nesses casos poderá ser necessário fazer medicação e/ou uso de shampoos que diminuem a produção sebácea.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon