Você conhece o AVC?

do UNIVERSO FEMININO


SAIBA MAIS SOBRE O ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL (AVC)


O acidente vascular cerebral traduz uma descida repentina do fluxo sanguíneo que irriga o cérebro, que produz diversas alterações no seu funcionamento normal e, portanto, no funcionamento das atividades essenciais ao organismo.


Geralmente, ocorre devido à rotura de um vaso sanguíneo cerebral ou ao seu bloqueio, provocado pela presença de placas de gordura que aderem às paredes das artérias. Isto faz com que esta zona do cérebro não receba oxigênio, levando à morte de algumas células.


A hipertensão é um dos maiores fatores de risco de AVC, além de doença cardíaca, colesterol elevado, obesidade, tabaco e ingestão excessiva de álcool.


Sintomas


Diminuição súbita da visão num dos olhos


Dificuldade em movimentar um dos membros ou metade do corpo


Entorpecimento da cara


Confusão ao falar e de compreensão


Fortes dores de cabeça.


Tratamento


Ao identificar os sintomas deve recorrer imediatamente ao serviço de urgências para avaliação. A cirurgia é um método recorrente. Todos os outros tratamentos dependem das sequelas causadas.


Prevenção


Controle periodicamente a sua pressão arterial. A hipertensão triplica o risco de sofrer um AVC.


O tabaco piora o prognóstico desta doença. Uma fumante tem quatro vezes mais possibilidades de ter um AVC do que uma pessoa que não fuma.


A alimentação tem um papel muito importante. Ingira peixes (salmão, atum...), ricos em ómega-3, que regulam a coagulação.


O exercício é essencial para a saúde de todo o sistema circulatório. Faça um pequeno passeio todos os dias.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon