Estudo confirma: Antiinflamatório pode aumentar risco de AVC

do UNIVERSO FEMININO


CONHEÇA O AVC.


Os medicamentos antiinflamatório usados para as dores, incluindo o ibuprofeno e a aspirina, aumentam em 40% o risco de o paciente vir a sofrer de ritmo cardíaco irregular. A conclusão consta de um estudo do Hospital Universitário de Aaarhus, na Dinamarca.


"Os antiinflamatório, que são vendidos em farmácias, já tinham sido anteriormente associados a riscos mais elevados de ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais (AVC). Mas um novo estudo demonstrou pela primeira vez uma ligação entre os medicamentos e a fibrilação arterial, também conhecida por ritmo cardíaco irregular ou palpitações. A condição é muito mais comum que os ataques cardíacos ou os AVC e está associada a um maior risco, a longo prazo, de se vir a sofrer de um destes dois últimos problemas", escreve o Daily Telegraph.





Antes de chegarem a esta conclusão, os peritos analisaram os dados de 32.602 pacientes com palpitações, registados entre 1999 e 2009, e compararam com outros pacientes escolhidos aleatoriamente. De acordo com o mesmo jornal, quem tinha começado recentemente a usar antiflamatórios não esteróides, incluindo ibuprofeno e aspirina, tinha 40% mais hipóteses de vir a sofrer de ritmo cardíaco irregular, o que representa mais quatro casos em cada mil pessoas.


O interessante é que a pesquisa sugeriu que os maiores riscos estão nos dois primeiros meses de tratamento, diminuindo em seguida. Alguns medicamentos já são prescritos pelos médicos com cautela, em especial naqueles que têm problemas cardíacos ou circulatórios e o uso dos remédios é sempre avaliado tendo em vista o custo-benefício do tratamento.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon