Direitos da Mulher: Vanete Almeida é exemplo disso

do UNIVERSO FEMININO



Vanete lutou pelos direitos da Mulher Rural. Ela se tornou
um simbolo na luta pelos direitos da Mulher.


Vanete Almeida não esconde de ninguém e diz com muito orgulho que é negra e sertaneja. ''Eu sou Vanete Almeida. Sou de uma comunidade que se chama Jatiúca, que provavelmente você não encontra no mapa, que está num município que você também nunca ouviu falar, que se chama Santa Cruz da Baixa Verde, distrito de Serra Talhada. Eu estou no interior de Pernambuco, na parte do semiárido, a 430 quilômetros de Recife'', afirma Vanete.


Janete sempre freqüentou os movimentos rurais de sua vizinhança e se incomodava com o fato de ver poucas mulheres participando das discussões. Um dia, na década de 80, resolveu armar um encontro de saias. Apareceram duas companheiras. Insatisfeita, ela começou a conclamar a mulherada por um programa de rádio em que falava das coisas do movimento rural. Começaram a aparecer outras, desconfiadas. E esse foi só o primeiro desafio.




Vanete tem uma história de vida dedicada às causas sociais. Em 2009, foi agraciada com o prêmio TRIP Transformador Social.

Conheça um pouco mais sobre o Trabalho de Vanete




O Perfil da Mulher Rural


''As mulheres que participam dos movimentos sociais e dos sindicatos, hoje, apresentam um perfil de autonomia. São mulheres que vivem com dignidade e cabeça erguida. São corajosas e não aceitam violência. Sabem lutar pelos seus direitos. Porém, ainda temos aquela mulher que fica dentro de casa, subordinada ao marido, e que carrega água. Agora, as mulheres engajadas nos movimentos têm outro perfil.'', afirma Vanete.


Politica Pública e mulher rural


''Essa pergunta gera um grande debate. A politica do Programa Bolsa Família chega em longínquos lugares. As políticas públicas de combate a violência feminina não chega as mulheres rurais. Para ter acesso a política de previdência social as mulheres têm que batalhar, seja no direito a aposentadora, seja no salário família. As políticas públicas precisam ser mais adaptadas ao meio rural e mais compreendias pelas mulheres. Precisam entender que essas políticas são um direito delas e não um favor do Poder Público.'', afirma.


Dilma Rousseff: A nova presidenta do Brasil


''O que queremos é conquistar ainda mais a nossa cidadania, cada vez mais sermos respeitadas com dignidade. Sermos tratadas como gente, independente da nossa condição social e econômica. Foi por toda uma luta de redução de horas de trabalho, de aumento de salário e melhores condições de vida, que em 1875, cerca de 120 operárias morreram. Então, as lutas das mulheres vêm de muito longe com muitas marcas e mortes. Esperamos o respeito e o reconhecimento das mulheres que morreram lutando por dias melhores.'', afirma.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon