Hipocondria: A doença que nos faz imaginar que estamos doentes

do Universo Feminino



Hipocondria: Uma doença que faz a pessoa pensar
que sofre de uma determinada doença.


Esta perturbação se traduz no medo de se ter uma doença grave, ou na crença de se estar doente, apesar de a observação médica não confirmar esse temor.

Quem dela sofre refere sintomas físicos que causam uma grande preocupação, por acreditar piamente que correspondem a uma doença grave.

Causas

A hipocondria pode ser influenciada por fatores externos ou internos.

Por fatores externos entende o contato com doenças físicas durante a infância ou o aparecimento de informação alarmante sobre doenças através dos meios de comunicação social.

Os fatores internos estão associados ao perfil psicológico dos hipocondríacos. Pessoas neuróticas, autocríticas, introvertidas e narcisistas têm mais probabilidades de sofrer deste transtorno.

Sintomas

Suspeita de hipocondria quando uma pessoa saudável com sintomas menores se preocupa com o significado desses sintomas e não reage positivamente perante as explicações do especialista.

Diagnóstico

A Associação Americana de Psiquiatria estabeleceu que, para que se possa diagnosticar a hipocondria, a pessoa deve estar preocupada ou temerosa por acreditar que tem uma doença grave, a partir da interpretação errônea de sintomas físicos, mesmo que os exames médicos não detectem tal patologia.

Além disso, esta preocupação deve prolongar por mais de seis meses e causar sérios problemas na sua vida pessoal, familiar, laboral, social, etc.

Tratamento

Depois de afastada a hipótese de existir uma doença, é preciso, muitas vezes, prescrever um tratamento para alviar a ansiedade ou depressão.

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Columbia (EUA), certos antidepressivos (inibidores selectivos da recaptação da serotonina) são úteis para aliviar os medos e as obsessões hipocondríacas, sobretudo nas pessoas que pensam que têm uma doença específica.

Além disso, é necessária uma intervenção psicológica para reduzir as atitudes e os comportamentos associados ao problema.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon