Dermatologista Explica: Esclareça suas dúvidas

Dr. Miguel Trincheiras

Minha Neta de 8 anos tem dermatite atópica desde os cinco anos. Faz uso de cremes, elidel, anti-histamínicos e nada de melhorar. A coceira é insuportável, não dorme direito, o que atrapalha no desempenho escolar e na convivência familiar. O corpo todo com feridas e bolhas d'água, o que faz com que tenha vergonha de usar determinadas roupas. Agora essa coceira também esta atingindo o couro cabeludo, parecendo seborréia. Gostaria de saber qual shampoo pode ser usado para diminuir esse problema. - Dúvida da leitora

Estas pessoas beneficiam, regra geral, de suplementos de óleos ómega-3 e ómega-6 (linoléico e gama-linolénico), assim como de eventual terapêutica sistémica com ciclosporina, corticóides ou outros imunoreguladores. A terapêutica tópica e as medidas de higiéne diárias devem ser bastante estritas, como a qualidade do banho, o tipo de roupa, a quantidade de roupa, alguns alimentos, o exercício físico, ... Sugiro por isso vivamente que consulte um dermatologista particularmente os que dedicam boa parte da sua atividade à dermatologia pediátrica, onde este tipo de afeção é muito mais frequente.

Tenho um tipo de caspa que me dá comichão e que me faz coçar o couro cabeludo que por vezes faço ferida. Ja utilizei varios tipos de shampoo e a questão se mantem, e esta " escamação " se assim se pode dizer é bastante intensa e muitas vezes mais com o estresse profissional, se for possivel gostaria de saber que tipo de shampoo e medicação posso utilizar no couro cabeludo, por forma a aliviar este mal estar. - Dúvida do leitor

A descamação do couro cabeludo está em geral associada a quadros de dermite seborreica que, como muito bem faz notar, tendem a agravar com a ansiedade e o estresse emocional.

Esta dermite seborreica é um fenômeno inflamatório desencadeado pelo organismo como resposta à proliferação excessiva de determinadas leveduras da nossa flora cutânea (pit. orbiculare) e quando muito intensa deve ser tratada concomitantemente com shampoos contendo moléculas anti-fúngicas para diminuir a taxa de colonização cutânea mas também pela aplicação local de corticosteróides, na fase aguda, para controlar mais rapidamente a descamação e o prurido. As moléculas de anti-fúngicos devem ser alteradas regularmente para evitar criar fenômenos de resistência que fariam "perder" a eficácia do shampoo.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon