Nódulos nos seios: Saiba Mais

Maria Helena Figueredo

O aparecimento de um nódulo na mama de uma mulher é uma situação muito angustiante, que projeta para o medo de câncer. A maioria dos nódulos não é de origem cancerígena, correspondendo a fibroadenomas que é a denominação para os nódulos benignos. Contudo, quando um nódulo é detectado, é conveniente saber a sua origem. Torna imperativo vigiar os seios regularmente, com o objetivo de conhecer as suas características e de modo a detectar alguma alteração. Raramente os seios são iguais, e suas características dependem da influência das hormonas dos ovários (progesterona e estrogénios). Durante o ciclo da vida da mulher, a mama vai estar sujeita a alterações, sob a influência hormonal inerente a cada fase. A primeira é na puberdade, a segunda durante a gravidez e aleitamento e por fim vai progressivamente alterando após a menopausa. Na puberdade, cerca de um ano antes do início da menarca (1ª menstruação), as mamas crescem subitamente, consequência do aumento de produção de hormonas sexuais pelos ovários. Na idade reprodutora, isto é, da puberdade à menopausa os seios vão apresentar alterações que acompanham a fase do ciclo menstrual, alterações essas também relacionadas com a influência das hormonas. A primeira fase do ciclo é a melhor altura para se proceder à palpação uma vez que os seios estão menos tensos e sensíveis. Na segunda fase aumentam de volume, ficam mais sensíveis e pode verificar-se a existência de nódulos que desaparecem no fim da menstruação. Na gravidez as alterações são muitas, e só cessam no final da amamentação. A mama atinge a sua maturação completa apenas quando passa por esta experiência. Uma gravidez antes dos 25 anos constitui um factor de proteção contra o câncer da mama, enquanto que após os 35 é fator de risco. É durante a menopausa que os ovários vão deixar de produzir hormonas e os seios deixam de sentir a sua acção. Com isto, as glândulas mamárias diminuem de volume e são substituídas gradualmente por gordura. O tecido fibroso que garante a firmeza à mama vai ficando laxo obrigando a tornar flácida. A partir da menopausa as oscilações de peso também se reflectem na mama, uma vez que a mesma é composta maioritariamente por gordura.

Necrose de gordura

Presume-se que a causa seja o trauma. Hematomas aparecem ocasionalmente próximos ao nódulo. A área pode ou não estar sensível. A massa pode estar associada à retração da pele ou do mamilo. Uma massa de necrose de gordura não pode ser distinguida do câncer de mama sem uma biópsia.

Abscesso da mama

Em mulheres lactantes, uma infecção local da mama introduzida pelo mamilo pode se transformar em um abscesso. Mulheres jovens ou de meia idade que não são lactantes raramente desenvolvem abscessos subareolares (localizados abaixo da aréola, que é a área mais escura em volta do mamilo). Abscessos potenciais em tecido mamário que não o subareolar em mulheres não lactantes são muito raros e devem ser removidos cirurgicamente e passar por uma biópsia.

Outros fatores de risco incluem: história familiar de câncer de mama, particularmente na mãe ou irmãs, história médica de câncer de mama, ovariano, uterino ou de cólon, história menstrual consistente e com menarca precoce (início da menstruação antes dos 12 anos) ou menopausa tardia (depois dos 50 anos), nenhuma gestação ou primeira gestação depois dos 40 anos e exposição à radiação. A terapia de reposição de estrogênio pós-menopáusica e o uso de contraceptivos orais são considerados fatores de risco possíveis, mas a maioria dos estudos recentes não indicam tais riscos.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon