Dermatologista Explica: Melasma, e Manchas Faciais

DR. MIGUEL TRINCHEIRAS
Médico dermatologista


Pilula Contraceptiva e Melasma


Existe certamente uma relação causal entre melasma e fatores hormonais, sobretudo os progestativos e, por isso, esta patologia seja quase exclusiva ao sexo feminino. Faz todo o sentido, por isso, substituir a pílula por outro método contraceptivo não hormonal.

Existem protocolos despigmentantes à base de hidroquinona, bastante eficazes, que conjuntamente com uma proteção solar eficaz são o método de eleição para o tratamento deste tipo de dermatose.
Manhas Faciais



Alguns quadros de pigmentação facial são de tratamento mais difícil e, sobretudo no caso do melasma como parece tratar, frequentemente recidivantes o que obriga a uma terapêutica continuada (uma vez que a estimulação hormonal e solar são constantes).

Existem, no entanto, protocolos recentes que associam os retinóides, vitamina C e hidroquinona que são muito eficazes mas cuja estabilidade sobretudo da hidroquinona deve ser alvo de um processo muito específico que não é conseguido com os manipulados extemporâneos realizados na farmácia.

Resumindo, com mais ou menos dificuldade e sempre tendo em atenção a limitação de eventuais fatores estimulantes (hormonais da pílula e solares) se conseguem resultados muito bons e mantidos.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon