Cálcio: Você sabe o quanto deve ser ingerido no Dia?

Renata Machado, e Daniela Silva

A deficiência de cálcio está intimamente ligada à osteoporose, sendo fundamental apostarmos no consumo de alimentos ricos neste mineral desde muito cedo.

O Universo Feminino criou uma lista com o auxilio de nutricionistas sobre os alimentos ricos em cálcios.

Lista de Alimentos ricos em Cálcios:



-> Amêndoa
-> Brócolis, flores cruas
-> Brócolis, folhas
-> Bolo de trigo
-> Couve-manteiga
-> Castanha do Pará
-> Coalhada
-> Farinha Láctea
-> Farinha de peixe
-> Farinha de soja
-> Feijão branco miúdo
-> Flocos de cereais
-> Leite condensado
-> Leite de cabra
-> Leite de vaca desnatado
-> Leite integral
-> Leite desidratado desengordurado
-> Queijo minas frescal
-> Queijo parmessão
-> Queijo prato

''A sua carência manifesta de forma drástica após a menopausa, altura em que perdemos mais massa óssea'', refere a nutricionista Alva Seixas Martins.

''Este nutriente é muito importante para a condução de impulsos nervosos, coagulação sanguínea, manutenção do ritmo cardíaco, passagem de nutrientes para as células e contração muscular'', afirma a especialista.

''E contraria também a hipertensão na gravidez. Curiosamente, suplementos de cálcio já foram utilizados para atenuar as queixas associadas à síndrome pré-menstrual, com resultados comprovados'', reforça também a nutricionista.

Existem pesquisas que sugerem que o consumo de cálcio pode estar associado à prevenção do Câncer de Mama. O cálcio assume ainda um papel de destaque a nível cardiovascular, no que toca à hipertensão. ''Não basta reduzir o consumo de sal, é necessário apostar em laticínios magros'', alerta ainda.

Doses aconselhadas

A partir dos 25 anos, se recomenda a ingestão diária de 800 mg, valor que ascende às 1200 mg durante a gravidez e aleitação. Assim, deverá ingerir cerca de meio litro de leite por dia e durante a gestação e menopausa 750 ml.

Esteja atenta

Se está a caminho da menopausa ou à espera de um filho, se consome muitas bebidas com gás e/ou café, consulte o seu médico para avaliar o reforço da ingestão de cálcio.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon