Você conhece bem uma doença chamada Gota

Helena Lima

A gota é uma doença metabólica que provoca um aumento de ácido úrico no organismo. Acumula-se nas articulações dos pés e das pernas, formando pequenos cristais que produzem inflamação, acompanhada de dor aguda.

A gota está frequentemente associada à diabetes, à obesidade e a doenças renais.

O excesso de ácido úrico pode resultar de uma eliminação insuficiente por parte dos rins, ou da produção excessiva por parte do organismo.

A produção excessiva de ácido úrico pode dever-se à ingestão exagerada de alimentos ricos em purinas (vísceras de animais, mariscos e alguns legumes), que são metabolizadas em forma de ácido úrico.

As bebidas alcoólicas também podem produzir hiperuricemia.

Tratamento

O tratamento é feito com recurso a fármacos que incrementam a eliminação renal de ácido úrico ou que bloqueiam a sua produção. Para aliviar as dores do ataque de gota utilizam anti-inflamatórios não esteróides.

Conselhos

Alimentos que devem ser Evitados: A dieta anti-ácido úrico proíbe a ingestão de vísceras (miolos, rins, fígado e língua), carnes vermelhas, alguns tipos de peixe ( sardinhas, salmão, truta...), marisco, derivados de porco, certas leguminosas (ervilhas, e lentilhas) e algumas verduras (espinafres, couve-flor, agriões, rabanete, cogumelos e salsa).

Aliados da gota: O stress, a cafeína e o álcool podem produzir ataques de gota. Em alguns casos, basta evitá-los para reduzir o ácido úrico, sem recurso a medicação.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon