Os Inimigos da Pele

Simone Regina da Costa



Saiba quais são os inimigos da nossa pele e como evita-los.



Todos os seres humanos, sem exceção, têm uma pele maravilhosa quando nascem. É suave, lisa e macia... em todo o corpo! Se fosse possível manter ao longo dos anos a qualidade da pele que temos ao nascer, todos teríamos uma cútis perfeita. Infelizmente, são muitos os fatores (naturais ou provocados por nós mesmas) que estragam e danificam a nossa pele. E ao fim de cerca de trinta anos, a nossa pele está totalmente diferente: mais áspera, com linhas de expressão e sem a bonita cor rosada que possuía.

E porquê esta mudança tão drástica e negativa? A resposta a esta pergunta encontra em vários fatores a que chamaremos os inimigos da pele. Eles atacam indiscriminadamente toda a pele do corpo, mas especialmente aquelas zonas mais expostas às inclemências do tempo, bem como as áreas mais delicadas como o rosto, o pescoço e as mãos. Certas doenças, a ingestão de alguns medicamentos e algumas perturbações hormonais são outras razões menos comuns, que variam de uma pessoa para outra.

Existem vários inimigos da pele mas apenas falaremos dos sete mais comuns. Conheça melhor para os evitar:

O Sol: Este é um fator natural, e está presente "atacando" durante muitas horas por dia. Por isso é, talvez, considerado o pior inimigo da pele. Mas se um pouco de sol é benéfico, porque nos aporta a importante vitamina D, o problema está em entregar-se demasiadamente às suas "carícias". Obviamente, é muito tentador deitar na areia para ganhar aquele tom bronzeado das férias. Porém, se conhecer melhor o perigo de se expor durante tanto tempo aos raios ultravioletas, certamente tomará mais cuidados. Os raios solares penetram na epiderme e podem destruir o colagénio, o elemento que mantém a pele firme e jovem. Por outro lado, o sol resseca, provoca rugas, manchas e destroi a textura da pele. E tudo isto é o primeiro passo para o envelhecimento irreversível da pele.

Para evitar estes problemas, o primeiro conselho é não se expor demasiado ao sol e usar sempre um bom protetor solar, sobretudo nas zonas mais delicadas, como o nariz, os lábios, as maçãs do rosto, os ombros, o pescoço e o peito.

Ainda que o bronzeado não seja tão maravilhoso quanto você gostaria, pelo menos terá a oportunidade de possuir uma pele jovem e radiante por muito mais tempo. Lembre também que quanto mais clara for a pele, mais alto deve ser o número de SPF (factor de protecção solar).

O Tabaco: Ainda que os dermatologistas não tenham a certeza da forma como o tabaco afeta a pele, pensa que poderá fazer mal devido à formação no nosso corpo de uma substância química que destroi o colagenio. Contudo, está provado que o tabaco destroi a vitamina C, congestiona vasos sanguíneos, seca os lábios e poderá aumentar as rugas na zona à volta dos lábios. Desta forma, as fumantes deverão ingerir uma maior quantidade de vitamina A (a vitamina da pele) e vitamina C, para compensar as maiores deficiências provocadas pelo tabaco.

O Álcool e outros elementos desidratantes: O álcool, além de afetar o fígado, dilata irremediavelmente os vasos sanguíneos, destrói vasos capilares, desidrata a pele e "rouba" alguns elementos nutritivos ao nosso corpo.
O café, certos medicamentos, o ar condicionado e o clima seco são outros elementos que contribuem para a desidratação da pele.

Dietas Incorretas: À medida que vamos envelhecendo, a pele perde a sua elasticidade e uma dieta drástica pode aumentar as rugas e deixar a pele flácida. Os médicos aconselham a seguir um regime equilibrado e a longo prazo, isto é, sem pressas. Perder entre 1 quilo ou meio quilo por semana é seguro em qualquer idade. No entanto, convém consultar um especialista. Se não tem peso a mais procure mantê-lo, mas não deixe de fazer uma dieta equilibrada, que inclua as doses adequadas de vitaminas A e E, porque uma pele saudável depende também de uma boa nutrição.

O Stress: O excesso de tensão ou como vulgarmente se diz o stress é um factor que contribui para o envelhecimento prematuro da nossa pele. As expressões que inconscientemente fazemos ao contrair os músculos faciais, podem ficar marcadas na pele. Assim, cada vez que pensar nisto, relaxe os seus músculos.

O Frio: O frio, assim como o vento que normalmente o companha, são extremamente prejudiciais para a pele. Além de a desidratarem, destroem pequenos vasos capilares, provocando manchas e tantas vezes cieiro. Para evitar estes inconvenientes, num clima extremo, use sempre cremes hidratantes e cremes nutritivos de noite durante as 24 horas do dia. O aquecimento das casas durante o Inverno também pode retirar humidade à pele. Porém, deixe um copo com água no seu quarto, no caso de acordar de noite com sede, e não se esqueça de usar um bom creme de noite.

A Poluição Ambiental: O pó, os desperdícios químicos e o dióxido de carbono emitido pelos automóveis são também grandes inimigos da cútis. As minusculas partículas que se depositam sobre a pele, deixam uma película invisível que desgasta e destrói os tecidos da epiderme. Para eliminar bem estas partículas, limpe bem a pele uma ou duas vezes por dia (de manhã e à noite) com um leite ou creme de limpeza. Depois aplique um tônico ou loção para retirar qualquer resíduo de pó que a limpeza não tenha eliminado e aplique um creme hidratante segundo as circunstâncias.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon