Manjericão: Deixa seus nervos mais calmos

Helena Lima



Manjericão deixa seus nervos mais calmos.



Na Índia, o basílico, é considerado uma erva santa, que é plantada, junto aos templos, sendo oferecida a muitos deuses Hindus.

Existe uma lenda que diz que o basílico cresceu junto ao túmulo de Jesus, depois de ele ter ressuscitado e é por isso que alguns padres ortodoxos, colocam vasos de basílico junto ao altar.

Nomes comuns: Manjericão, manjericão-grande, basílico, alfavaca, alfádega, manjerico de folha grande, erva real e manjerico.

Nome cientifico: Ocimum basilicum L. O nome genérico, deriva da palavra grega ókimon, que quer dizer perfumado. O nome específico deriva da palavra basilikon, que significa, realeza.

Origem: Pérsia e Índia.
Família: Lamiáceas.

Características: Planta herbácea, que pode medir entre 30-50 cm de altura. As folhas, podem ser verdes ou púrpuras, espessas, compridas (2-7,5cm) ou finas (1-2 cm) e redondas, muito aromáticas. As flores podem ser brancas ou cor-de-rosa e são hermafroditas.

Composição: As folhas contem óleo essencial com estragol e linalol, mas também flavonóides.

Usos:


Na cozinha: Utilizado nas saladas, molhos de tomate, sopas, queijos, pratos com ovos e pizzas. Também se extrai o óleo das folhas, para perfumaria e outros fins aromáticos.
Uso medicinal: Acalma o sistema nervoso e estimula o apetite.

Receita de Molho de Manjericão
Ingredientes:


10 folha(s) de manjericão picada(s)
2 dente(s) de alho esmagado(s)
1 colher(es) (chá) de sal grosso
1 dose(s) de suco de limão
3 colher(es) (sopa) de vinagre branco
quanto baste de pimenta-do-reino branca
quanto baste de Azeite

Modo de Preparo:

Misture todos os ingredientes, e va jogando o azeite em ponto de fio para dar consistência. Faça uma hora antes de servir para pegar o gosto do manjericão.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon