Gravidez e Exercicios Físicos

PAULA NOGUEIRA
editora do Mamãe-Coruja, do Universo Feminino


Nada mais bonito do que ser mãe, do que esperar uma vida dentro de nós, é com muita alegria que eu divido com todas as nossas leitoras, a noticia, de que eu estou grávida de meu primeiro filho, ou filha, no calor da emoção de ser mãe, pedi a diretora do Universo Feminino um espaço para falar de assuntos sobre Gravidez, gestação, e Saúde dos nossos bebês, ela aceitou, e criou essa editoria 'Mamãe-Coruja', que vamos fazer matérias, deixar outras mães contar sobre a experiência de ser mamãe, e também ouvir aquelas mamães experientes, vamos entrevistar especialistas, e vamos fazer dessa editoria um Clube das mamães, para começar, vamos falar sobre a Gravidez e os Exercicios Físicos. De acordo com o Departamento de Obstetrícia, Ginecologia e Saúde da Mulher nos Estados Unidos as mulheres que fazem exercício durante a gravidez tem menos probabilidades de desenvolver certas doenças, como a diabetes gestacional, e também toleram melhor o parto.

Para além disso, o bebê também é beneficiado, uma vez que a sua frequência cardíaca fetal fica mais baixa.

Mas, não se esqueça, antes de começar a praticar exercicios consulte primeiro o seu médico mesmo que seja uma praticante habitual, o seu treino terá de ser adaptado à sua condição física ao longo da gravidez.

Se o seu médico autorizar:

Experimente

Yoga, natação, caminhada, corrida ou outro exercício aeróbio, sobretudo se o fazia regularmente antes de engravidar. E, claro, não se esqueça dos exercíciospara fortalecer a musculatura pélvica e vaginal. São fundamentais para prevenir problemas de incontinência urinária.

É bom Evitar

Mergulhar, qualquer exercício que implique movimentos bruscos ou que represente perigo de trauma abdominal, bem como fazer exercícios extenuantes.

Além disso, a partir do quarto mês de gestação, deve excluir do seu plano de treino todos os exercícios que impliquem deitar de costas, essa posição compromete o adequado fluxo sanguíneo entre mãe e bebê.

Editoria Interativa

Se você tem momentos registrados da sua gravidez, seja elas, imagens da Ultrasonografia, fotografias, e queira dividir conosco basta enviar para: portalluniverso@uol.com.br

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon