Drenagem Linfática Manual

CLINICA ESTÉTICA


ALESSANDRA BACIC
editora da Clinica Estética, do Universo Feminino

O sistema linfático é um componente essencial da defesa natural do organismo contra as infecções. É parte integrante do sistema circulatório juntamente com o sistema arterial e venoso e tem como função produzir e transportar o fluído linfático (linfa) dos tecidos para o sistema venoso.

Ao mesmo tempo tem uma função importante junto do sistema imunitário, colabora com os glóbulos brancos na protecção contra bactérias e vírus invasores.

Além da linfa, é constituído por vasos semelhantes às veias (os vasos linfáticos), que se repartem por todo o corpo e tem como função recolher o fluido que não retornou aos capilares sanguíneos, filtrando e reconduzindo à circulação.

O sistema inclui também vasos mais largos, nódulos ou gânglios linfáticos, o baço, as amígdalas e o timo. Tem a capacidade de drenar os fluidos e proteínas em excesso, para evitar uma retenção, ou seja, provocar o aparecimento de um edema, ao nível dos tecidos.

Contrariamente ao sangue, que é impulsionado pelo bombear do coração, a linfa move sem qualquer auxílio. O seu movimento resulta da pressão contínua que se gera à medida que o novo fluido dos tecidos é drenado, para os espaços entre as células, empurrando por sua vez, o fluido que aí se alojava anteriormente.

Possui três funções inter-relacionadas: a remoção dos fluidos em excesso dos tecidos corporais; a absorção dos ácidos gordos e a produção de células imunes e protetoras.

A linfa é devolvida ao sangue através da circulação linfática para ser reabsorvido pelo organismo ou eliminado pela urina e suor.

Nem sempre o nosso corpo completa este ciclo de forma natural, surgindo assim situações como a retenção de líquidos e a acumulação de gordura, contribuindo para pernas cansadas, cansaço, celulite, problemas musculares e articulares, entre outros. A Drenagem Linfática Manual é assim a técnica ideal para combater estes problemas.

Drenagem Linfática Manual

A palavra drenagem vem de origem inglesa e pertence ao léxico da hidrologia, que significa evacuar.

Em relação à drenagem linfática a analogia é clara, no entanto é necessário diferenciar os termos drenagem e massagem. A massagem é uma palavra de origem grega e significa “amassar” as diferentes partes do corpo com as mãos, com objetivo de relaxar.

A drenagem linfática ativa a circulação sanguínea, melhora a oxigenação das células, estimula a imunidade, melhora a ação anti-inflamatória, aumenta o potencial reparador das células, e dinamiza os processos catalisadores de uma boa cicatrização dos tecidos.

Benefícios

Acne: Atua ao nível da micro-circulação, facilita a eliminação das células mortas e regeneração da pele.

Cabelo: É recomendada em casos de transplante, a mobilização suave do couro cabeludo e a repetição de movimentos, em certos casos, favorece o crescimento.

Celulite: Isoladamente não é o suficiente para combater o efeito “pele de laranja”, mas aliada a uma boa dieta, um estilo de vida equilibrado e outras técnicas, ajuda a eliminar as toxinas que se acumulam no corpo.

Cicatrizes: Favorece a elasticidade da pele e restaura a circulação correta, que permite a dissolução do tecido com edema. Gera uma modificação da pigmentação na zona da cicatriz e a atenuação do traço da mesma.

Derme: Atua sobre os vasos sanguíneos e sobre as estruturas linfáticas, renovando a flexibilidade e contribuindo para uma melhoria da luminosidade da tez.

Epiderme: Acelera a descamação das células mortas.

Hipoderme: Diminui a fibrose, melhora a circulação, facilita a troca entre células e a regeneração dos tecidos.

Os efeitos da drenagem linfática

Drenante: desloca o líquido dos tecidos de um sítio para o outro e dessa forma estimula a circulação do sistema linfático.

Muscular: limpa e desintoxica todos os músculos do corpo humano, ao mesmo tempo que estimula o sistema sanguíneo e regulariza a ação intestinal.

Neurológico: promove o relaxamento.

Imunitário: Coloca o sistema imunitário numa melhor posição de defesa em relação as agressões exteriores diárias, devido ao efeito de aceleramento do transporte da linfa, mas também pela limpeza dos tecidos e glânglios linfáticos.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon