Altos níveis de estrógeno afetam o cérebro na ovulação, diz estudo



Altos níveis de estrógeno afetam o cérebro na ovulação, diz estudo




Um alto nível de estrógeno durante a ovulação pode ser o responsável direto pela lentidão ou dificuldade para se concentrar nas mulheres, afirma um estudo divulgado no Canadá.

Pesquisadores do Centro de Estudos de Neurobiologia da Concordia University, em Montreal, vincularam os altos níveis de estrógeno em ratos de laboratório à incapacidade de prestar atenção e aprender, segundo o trabalho que sairá na revista Brain and Cognition.

Os altos níveis hormonais também interferem na capacidade da mulher de prestar atenção, mas o estudo é o primeiro que mostra "como este impedimento pode dever-se ao efeito direto do hormônio em estruturas cerebrais evoluídas", afirmam os pesquisadores em comunicado.

Os humanos e os roedores têm uma fisiologia cerebral similar.

"Já se sabe que o estrógeno tem um papel significativo na aprendizagem e na memória, não há um consenso claro em seus efeitos", disse Wayne Brake, principal autor do estudo.

"Nossas descobertas (...) são conclusivas quanto ao fato de os altos níveis de estrógeno inibirem a capacidade cognitiva dos roedores fêmea", afirmou.

O próximo passo será determinar a forma como essa interferência ocorre, disse Brake.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon