Alimentação Anti-Depressiva

Denise Mendes

Se quer melhorar o seu humor, afastando os momentos de maior ansiedade e tristeza, saiba que a hora das refeições pode ser um ótimo ponto de partida.

Vamos conhecer os alimentos que a ciência elege como sendo amigos da boa disposição e explicar porque a ajudam a manter um sorriso constante todos os dias.

Estes são os Alimentos imprescindíveis:

Alho
Apesar do cheiro desagradável que deixa nas mãos quando o descascamos o alho deve estar sempre no centro da sua mesa. Ajuda na redução do nível de colesterol no sangue, é fiel amigo do seu coração e, segundo alguns estudos realizados, é também importante no combate à ansiedade e cansaço.

Banana
Diminui a ansiedade e promove um sono tranquilo. É rica em hidratos de carbono, potássio (diminui o stress, normaliza os batimentos cardíacos e ainda a ajuda a manter alerta) e magnésio. Também é fonte de vitamina B6, que produz energia e, por este motivo, os esportistas adoram.

Mel
É riquíssimo em elementos nutritivos, devendo constar da dieta de todos, principalmente de quem sofre de stress e cansaço (com ex cepção dos diabéticos). Contém água, glico se, sacarose, potássio, ferro, sódio, enxofre, cloro, cálcio, magnésio, fósforo, zinco, vitami nas do complexo B, vitaminas A, E, C e substâncias que agem como antibióticos naturais. Além disso, estimula a produção de seratonina, neurotransmissor responsável pela sensação de conforto, prazer e bem-estar.

Uvas
Ricas em ferro, que é facilmente assimilado pelo nosso organismo, contêm ainda minerais como cálcio, cobre, fósforo, zinco, sódio e lítio. Oferece uma boa do se de vitaminas do complexo B e vitamina C. Esta fruta tem também poderes antioxidantes, que retardam o envelhecimento da pele e ajudam a combater o colesterol. Além disso, a uva é energética e purificante.

Alface
Possui efeitos calmantes e relaxantes e é rica em fosfato, afastando a confusão mental e o cansaço. Use-a para fazer sumos desintoxicantes, saladas e chás terapêuticos.

Ovos
Os nutrientes presentes nos ovos que as seguram o bom humor são a tiamina e a niacina (vitaminas do complexo B), ácido fólico e acetilcolina. A carência destas substãncias pode causar apatia, ansiedade e até perda de memória. No entanto, não exagere. Dois ovos por semana constituem uma dose equilibrada.

Laranja
Rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do complexo B, a laranja é um ótimo auxílio no bom funcionamento do sistema nervoso. Também o cálcio, presente na sua composição, é um relaxante muscular e anti-stressante. É energética, hidratante e previne a fadiga.

Leite
É, sem dúvida, um nutriente essencial a qual quer dieta alimentar. O leite é composto por cálcio, que ajuda a relaxar os músculos, e proteínas de alto valor biológico que estimulam o sistema nervoso.

Salmão
Como a sardinha e o atum, este peixe é rico em ácidos gordos Ómega 3 cujas propriedades antioxidantes funcionam como um antídoto contra a ansiedade.

E Mais....

O alecrim e os coentros são ótimos estimulantes naturais em situações de cansaço extremo e de exaustão física e mental.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon