A Mentoplastia

CLINICA ESTÉTICA


ALESSANDRA BACIC
editora da Clinica Estética, do Universo Feminino


Segundo o cirurgião plástico, Fernando Basto, O queixo constitui um dos principais pontos de referência no estudo estético da face. O queixo ideal deverá observar um posicionamento dentro de certos limites estéticos, fazendo um conjunto harmônico juntamente com outros setores como o nariz, olhos, boca, etc.Poderá se apresentar em posição mais avançada ou mais retraída, em relação ao seu posicionamento ideal. Para ambos os casos existem correções cirúrgicas. A mentoplastia mais comum é aquela que visa corrigir o retro-posicionamento (queixo retraído), através da inclusão de uma peça de silicone, ou outro recurso disponível ao arsenal cirúrgico do médico.

Queixo

Um queixo bem posicionado é fundamental para a harmonia do rosto. Deve estar em equilíbrio com a boca, o nariz e a fronte. A Cirurgia Plástica oferece soluções para casos de queixos retraídos ou avançados, visando proporcionar um perfil mais agradável do ponto de vista estético. Além disso, elimina a impressão de queixo duplo. O tipo mais comum de mentoplastia visa a correção do queixo retraído (para trás), através da colocação de uma prótese de silicone entre o osso e os músculos do queixo. As peças são pré-moldadas e estão à disposição em vários tamanhos conforme a necessidade de cada paciente. O silicone, em sua forma sólida, vem sendo empregado com sucesso na Cirurgia Plástica há 25 anos. Trata-se de uma substância inofensiva ao organismo, sem ação cancerígena. Raros são os casos de rejeição à peça, e na maioria das vezes estão associados a traumatismos, hemorragias ou infecções ocorridas durante o pós-operatório.

Ilustração



Indicação de Cirurgia

A cirurgia é indicada para corrigir deformidades no queixo, que podem ser por:

Hipermentonismo – queixo avançado

Hipomentonismo – queixo retroposto

Latero desvio – queixo desviado para um lado

O procedimento cirúrgico será mais ou menos complexo a depender da gravidade do defeito.

Dúvidas Frequentes

Onde se localizam as cicatrizes?

Em casos de inclusão de próteses de silicone, poderá ser feita uma cicatriz interna (dentro da boca) ou mediante uma pequena incisão na parte inferior do queixo. Ficará a critério de cada cirurgião plástico a indicação da cicatriz. Em caso de enxertia de gordura ( indicada em restritos casos ), não existirá cicatriz.

Qual o tipo de anestesia?

Em se tratando de correção exclusiva do mento, a anestesia é local com sedação.

Existe risco?

Todo procedimento cirúrgico apresenta risco, sendo este extremamente reduzido, pois o monitorizamento é completo.

A dor no Pós-Operatório?

Geralmente não. Quando houver a intercorrência de dor discreta, o uso de analgésicos comuns poderá combatê-la.

Como é o curativo?

Costuma-se fazer um curativo local com micropore com fins de ajudar a manter a prótese fixada. Além do mais, este curativo serve de proteção a eventuais traumatismos que possam ocorrer nos primeiros dias. Permanece de 2 a 3 dias.

A Fisolomia muda com essa cirurgia?

Não deverá ocorrer grandes alterações fisionômicas, apenas haverá um melhor equilíbrio de sua fisionomia, mantendo a naturalidade e criando harmonia na face.

Dúvidas respondidas pelo cirurgião plástico, Aristóteles Scipioni.


Antes e Depois







Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon