Especialista Interativo: HPV

Denise Mendes



Tire todas as suas dúvidas sobre o HPV.



Hoje nós vamos tirar todas as nossas dúvidas sobre o HPV, Se você ainda não conhece o HPV é um virus que infecta os queratinócitos da nossa pele, o HPV possui mais de 200 variações diferentes. Para responder as dúvidas mais frequentes sobre o HPV fomos atrás de explicações de especialistas.

O Que é o HPV?

É a sigla em inglês para papiloma vírus humano. Os HPV são vírus da família Papilomaviridae, capazes de provocar lesões de pele ou mucosa. Na maior parte dos casos, as lesões têm crescimento limitado e habitualmente regridem espontaneamente.

Muitas pessoas tem o HPV, e precisam tirar um pedaço do útero, essa pessoa pode manter relações sexuais ativa?

Dr. Eddy Nishimura - Durante o tratamento do HPV, você deverá manter relações com preservativo para que você não transmita o vírus ou adquira, novamente, a partir do seu parceiro que estará sendo tratado também, ou evitar pegar uma nova infecção de um outro parceiro.

O Que acontece com um homem que faz sexo oral com uma mulher com HPV?

Dr. Eddy Nishimura - O HPV pode ser transmitido à mucosa oral e causar as mesmas lesões nessa cavidade que acontecem nos genitais. Diagnosticado o HPV na mulher, o homem deve praticar o sexo oral nela com algo que haja como barreira como, por exemplo, um filme plástico ou abster-se dessa prática até não haja sinais do mesmo na vulva da parceira.

Quem tem HPV tem condições de engravidar?

Dr. Eddy Nishimura - Poderá engravidar assim que os exames realizados no casal mostrarem, após aproximadamente seis meses, controle sobre as manifestações do HPV. Isso devido à eventual necessidade de tratamento de lesões causadas pelo vírus, melhor se feito fora do período gravídico.

Qual a diferença do HPV e da Herpes Genital?

Dr. Eddy Nishimura - O HSV (herpes simples vírus) causa uma DST caracterizada por exulcerações (são inicialmente pequenas bolhas que posteriormente se rompem) múltiplas e dolorosas evoluindo para crostas e cicatrização. Há também formação de "íngua" na região inguinal e sintomas gerais como febre e mal estar. Após a cura, o vírus pode permanecer nos nervos periféricos e em cerca de 60 a 90 % dos casos pode recidivar com novos episódios geralmente de menor intensidade que o primeiro. Com relação ao HPV (papiloma vírus humano) podendo se apresentar clinicamente como verrugas, ou subclínicamente quando é diagnosticado através do Papanicolaou ou colposcopia devido às alterações celulares que provoca. Na sua fase latente (ou seja, sem sinais) só é diagnosticado através de testes de DNA-HPV. Sua importância como DST reside no fato de um grupo desses vírus ser de alto risco para o desenvolvimento do câncer genital.


Agradecimentos:
Dr. Dr. Eddy Nishimura - Hospital Santa Cruz

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon