Açucar: Amigo ou Inimigo?

Maria Helena Figueredo

Os açúcares ou hidratos de carbono são uma das nossas principais fontes de energia. Se dividem em dois grandes grupos: os simples e os complexos.

Entre os simples (formados por uma ou duas unidades de açúcar), encontram a frutose (açúcar da fruta), a glucose, a galactose, a sacarose (açúcar comum), a lactose (açúcar do leite) e a maltose (açúcar da cevada e outros cereais).

Nos complexos (compostos por muitas unidades de açúcares simples), destaca o amido (presente nas massas, cereais...). O que conhecemos como açúcar de mesa é a sacarose, e provém da cana de açúcar ou da beterraba açucareira.

Engordam tanto como se diz?

Não está provado que uma maior ingestão de açúcares esteja relacionada com a obesidade. De fato, as pessoas que consomem mais açúcares são as que praticam mais esportes, porque o associam a um estilo de vida saudável e à prática de exercício físico.

O que realmente engorda é seguir uma alimentação que ultrapasse (em calorias) as suas necessidades, de acordo com o seu estilo de vida. E estas calorias a mais provêm, quase sempre, de uma ingestão excessiva de gorduras e não de açúcares.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon